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Nova geração do Opel Corsa aposta na aerodinâmica

Novo Corsa vai ser apresentado no Salão de Frankfurt em setembro
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A nova geração do Opel Corsa tem estreia anunciada para o próximo Salão de Frankfurt, que terá lugar em setembro.

A marca de Rüsselsheim, já fez saber que o novo modelo conta com faróis de matriz de LED, bem como com uma lista completa de sistemas de assistência à condução, mas que é na aerodinâmica que o novo Opel Corsa se destaca.

A sexta geração do Corsa, tal como todos os modelos mais recentes da marca, viu a sua aerodinâmica ser otimizada no túnel de vento do Instituto de Pesquisa de Engenharia Automóvel da Universidade de Estugarda.

O resultado final traduz-se num coeficiente de resistência ao ar (Cd) de apenas 0.29, o que é um valor bastante positivo para um automóvel das dimensões do Corsa.

Face aos desafios colocados em matéria de emissões poluentes, o apuramento aerodinâmico ganha importância crescente na indústria automóvel. Menor resistência ao avanço significa menos energia para mover o automóvel, o que se traduz em baixo consumo de combustível e menores emissões poluentes.

Para atingirem um valor referência com o Corsa, os engenheiros da Opel dedicaram especial atenção a variados detalhes, como por exemplo, o fundo do automóvel possui uma carenagem desde o compartimento do motor até ao eixo traseiro, o que melhora a passagem do ar sob o veículo.

Por seu lado, o ‘spoiler’ colocado no topo da tampa da mala reduz a turbulência na traseira ao mesmo tempo que cria força descendente sobre o eixo traseiro.

Este é um fator que intervém decisivamente na elevada estabilidade direcional do novo Corsa, especialmente a velocidades mais altas em autoestrada.

O novo Opel Corsa está equipado com uma cortina ativa na grelha dianteira que fecha a entrada de ar quando há menor necessidade de arrefecimento do motor. Quando está fechada, a cortina deflete o ar para baixo e para os lados do automóvel.

O funcionamento da cortina é regulado de acordo com a temperatura do líquido de refrigeração do motor e a velocidade do automóvel. Por exemplo, abre quando o motor trabalha em maior esforço ou no tráfego citadino intenso com temperaturas ambientes mais elevadas.

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