Novidades

Seat prepara-se com tecnologia 5G para prever acidentes

Carros conectados darão um sexto sentido na condução
Texto

A Seat está a preparar um ‘sexto sentido’ para a condução. A fabricante espanhola de automóveis está a trabalhar juntamente com a empresa de telecomunicações Telefónica na instalação de tecnologia 5G conectando os veículos com o meio ambiente que os envolve para a previsão de potenciais acidentes.

O sistema consiste na instalação de câmaras e sensores nas infraestruturas das localidades que comunicarão com os veículos conectados transmitindo-lhes informação sobre peões, ciclistas ou outras presenças nas e junto às vias antes de o condutor conseguir vê-los.

As estimativas apresentadas apontam para uma percentagem de 68% na quantidade de acidentes que poderão ser evitados com a utilização desta tecnologia 5G quando ao volante.

Há diferenças na deteção, pois, por exemplo, um peão pode ser ‘detetado’ pelo semáforo, enquanto com os ciclistas testados foi necessário colocar eletrónica nas bicicletas para além dos marcadores nas infraestruturas.

Mas a rapidez da conectividade 5G é em todos os casos assinalável, pois entre a deteção de um objeto e a comunicação para o veículo não passarão mais de 5 milésimos de segundo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal