Seat prepara-se com tecnologia 5G para prever acidentes

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Seat testa o sexto sentido na condução

Carros conectados darão um sexto sentido na condução

A Seat está a preparar um ‘sexto sentido’ para a condução. A fabricante espanhola de automóveis está a trabalhar juntamente com a empresa de telecomunicações Telefónica na instalação de tecnologia 5G conectando os veículos com o meio ambiente que os envolve para a previsão de potenciais acidentes.

O sistema consiste na instalação de câmaras e sensores nas infraestruturas das localidades que comunicarão com os veículos conectados transmitindo-lhes informação sobre peões, ciclistas ou outras presenças nas e junto às vias antes de o condutor conseguir vê-los.

As estimativas apresentadas apontam para uma percentagem de 68% na quantidade de acidentes que poderão ser evitados com a utilização desta tecnologia 5G quando ao volante.

Há diferenças na deteção, pois, por exemplo, um peão pode ser ‘detetado’ pelo semáforo, enquanto com os ciclistas testados foi necessário colocar eletrónica nas bicicletas para além dos marcadores nas infraestruturas.

Mas a rapidez da conectividade 5G é em todos os casos assinalável, pois entre a deteção de um objeto e a comunicação para o veículo não passarão mais de 5 milésimos de segundo.

Seat desenvolve sistema para prever acidentes
  • TEMAS:
  • Seat

  • 5G

  • Sexto sentido

Veja mais