Novidades

Nova geração do Skoda Fabia é a melhor e a maior de sempre

Com uma nova plataforma e muito mais tecnologia, o novo Skoda Fabia tem tudo para ser a melhor geração de sempre deste modelo
Texto

Já são conhecidos os primeiros dados sobre a nova geração do Skoda Fabia, que ocupa agora a opção de entrada na gama da marca de Mladá Boleslav. Depois do Skoda Octavia, é o seu segundo modelo mais bem-sucedido. Foi lançado em 1999 e já conta com mais de 4,5 milhões de unidades comercializadas, entrando agora na sua quarta geração.

Tal como já acontece com o Audi A1, o Seat Ibiza e o Volkswagen Polo, entre outros, o novo Skoda Fabia já usa a plataforma MQB-A0, o que faz com que o seu tamanho cresça ligeiramente e supere pela primeira vez a barreira dos quatro metros de comprimento. Claro que para a Skoda isto significa que todo e qualquer centímetro será aproveitado da melhor forma possível.

E este ponto começa a ser comprovado assim que olhamos para os 380 litros de capacidade da bagageira, que fica 50 litros acima da do seu antecessor e que já era considerada uma das maiores do segmento. Além disso, a distância entre eixos também aumentou cerca de 94 mm, o que representa muito mais espaço para os passageiros, especialmente para os que viajam nos lugares traseiros. Como curiosidade, o novo valor de 2.564 mm chega mesmo a ser superior ao da primeira geração do Skoda Octavia, lançado em 1996.

Nos lugares dianteiros, o espaço também é um dos trunfos do novo Fabia, mas aqui, é o novo monitor central - que pode ter até 9,2 polegadas de tamanho – que ganha o maior destaque. Está posicionado numa zona superior da consola central e inclui todas as informações do sistema de navegação, do sistema de som e até do próprio carro, não faltando as mais variadas soluções de conectividade que já se encontram disponíveis para o novo Fabia, nem as ligações Apple CarPlay ou Android Auto para que seja possível ligar o smartphone ao sistema do carro.

Do ponto de vista do condutor, há ainda a destacar um novo painel de instrumentos totalmente digital e novas saídas de ventilação circulares, que também contribuem com um visual mais desportivo, mas também as inúmeras soluções Simply Clever da Skoda que tanto gostamos de descobrir e que continuam a facilitar a utilização de um automóvel da forma mais simples possível. São cerca de 42 no novo Fabia e já nem falta o chapéu de chuva no interior das portas dianteiras.

No exterior do Fabia notamos facilmente os traços que já conhecemos na nova geração do Octavia, por exemplo, com uma grelha dianteira de tamanho mais generoso e óticas de visual mais agressivo à frente e atrás, que podem receber um sistema de iluminação totalmente em LED. O que não se vê tão facilmente é que o novo Fabia é um dos modelos mais aerodinâmicos do segmento com um coeficiente de apenas 0.28 (cd).

Nos tempos que correm não deixa de ser surpreendente que a gama de motores da nova geração do Skoda Fabia não inclua uma versão híbrida ou totalmente elétrica, sendo que a marca está a deixar esta componente para a nova família de modelos que tem vindo a desenvolver.

E assim, com o novo Fabia, podemos contar com os tradicionais, mas não menos eficientes motores de um litro e de 1,5 litros, todos eles a gasolina e com potências que vão dos 65 aos 150 cavalos. No caso da versão mais potente, trata-se do motor 1.5 TSI EVO de quatro cilindros, que consegue desativar dois deles quando não estão a ser necessários, o que dá uma ajuda nas médias de consumo e nas emissões poluentes.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias