Novidades

Volvo utiliza simulador de videojogos para criar carros mais seguros

A nova ferramenta da marca sueca utiliza tecnologia da industria do 'gaming'
Texto

A Volvo apresentou o seu novo simulador de condução que utiliza tecnologia da indústria dos videojogos para desenvolver automóveis mais seguros.

O novo simulador está dotado de um banco de condutor móvel, um volante com feedback táctil e um 'headphone' nítido de realidade virtual que torna difícil distinguir a realidade da simulação, sendo capaz de simular a condução de um automóvel real em estradas reais.

Para além disso, este novo simulador é capaz ainda de combinar gráficos realistas em 3D de alta definição, um ‘headphone’ de realidade aumentada e um fato de corpo inteiro que fornece feedback tátil de um mundo virtual, enquanto monitoriza as reações corporais.

A combinação de software e de hardware permite que os engenheiros da Volvo Cars sejam capazes de simular vários cenários de tráfego numa estrada real e com um automóvel real, tudo em total segurança e quantas vezes quanto necessitarem.

As equipas de desenvolvimento da marca sueca podem ainda obter informações importantes sobre a interação entre as pessoas e o automóvel para o desenvolvimento de novos recursos de segurança, sistemas de assistência ao condutor e condução autónoma.

Os testes podem ainda englobar recursos de segurança ativa imaginária e assistência ao condutor, interfaces de utilizador de condução autónoma, modelos de automóveis futuros e muitos outros cenários.

A Volvo revelou ainda que o novo simulador pode ser usado em pistas de testes reais ou em laboratório sendo possível personalizar cada cenário.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano