Novidades

Ford quer reduzir o número de acidentes com a abertura de portas de veículos

Nova tecnologia da Ford está já em fase de testes
Texto
Sistema de alerta da Ford
Sistema de alerta da Ford

Todos os anos milhares de acidentes são causados por condutores ou passageiros que abrem uma porta na trajetória de um ciclista.

No Reino Unido, as colisões com portas resultam em ferimentos graves, ou morte, de 60 ciclistas por ano. Na Alemanha, em 2018, esta situação esteve na origem de cerca de 3.500 acidentes. Em Portugal, não havendo números seguros deste tipo de sinistro, foram registados 21 mortos, 116 feridos graves e mais de 1500 feridos ligeiros em 2017.

Estima-se que este problema tem tendência para se agravar, já que cada vez há mais pessoas a optar por pedalar e usar trotineta nas cidades.

Agora, a Ford desenvolveu uma tecnologia que, no futuro, poderá tornar mais fácil evitar acidentes com utilizadores da estrada mais vulneráveis, onde também se incluem os motociclistas.

O sistema ‘Exit Warning’ fornece alertas visuais e sonoros a utilizadores da estrada e ocupantes de veículos, quando deteta que a abertura da porta de um carro estacionado pode causar uma colisão; também poderá impedir que a porta do veículo se abra na trajetória de alguém a passar.

O sistema de funcionamento deste alertas recorre aos sensores já existentes nos veículos da Ford, o ‘Exit Warning’ analisa e compreende os movimentos dos utilizadores da estrada que, de bicicleta ou numa trotineta elétrica, se aproximam do veículo, tanto do lado do condutor como do passageiro.

Se o sistema detetar que a abertura de uma porta do veículo pode causar uma colisão, é acionado um alarme para avisar o condutor, ou o passageiro, da situação de perigo.

Os LEDs em vermelho vivo integrados nos espelhos exteriores, começam a piscar e funcionam como um aviso visual para os ciclistas, enquanto uma faixa de LEDs vermelhos, colocados no revestimento internos das portas, torna-se igualmente visível com a porta aberta, reforçando o nível de alerta para outros utilizadores da estrada que passam pelo veículo.

Os engenheiros da Ford estão igualmente a testar um novo mecanismo para a portas dos carros, o qual impede momentaneamente a abertura total das portas até o sistema ‘Exit Warning’ determinar que o utilizador da estrada, que passa junto ao veículo, está afastado do veículo e, em segurança. Em caso de emergência, os ocupantes do veículo podem anular manualmente esta função.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal