Novidades

Vêm aí novos radares para controlar a velocidade média entre dois pontos

Governo reforça a rede de controlo de velocidade em novos locais
Texto
Radares (ANSR)
Radares (ANSR)

O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) vai ser reforçado com 30 novos radares - dos quais, uma dezena fará o controlo da velocidade média entre dois pontos. Estes dispositivos serão instalados em 50 novos postos de controlo.

O anúncio foi feito pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), depois de o Ministério da Administração Interna ter confirmado o investimento de 8,5 milhões de euros para reforçar o SINCRO aumentando a capacidade instalada de 40 para 70 radares.

Os 50 novos postos de controlo serão equipados rotativamente com os 30 novos radares (incluindo os 10 permitem o controlo da velocidade média entre dois pontos e outros 20 que permitem apenas o controlo da velocidade instantânea).

Em comunicado, a ANSR adianta que os novos radares “introduzirão em Portugal o controlo de velocidade média entre dois pontos e a capacidade para medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos, mesmo nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si”.

ANSR sublinhou ainda que vai lançar um “concurso público para a aquisição, instalação e manutenção dos novos equipamentos. O prazo de execução contratual é de 5 anos, em que o primeiro ano é para instalação dos 50 novos postos de controlo e os restantes para manutenção e operação de todo o sistema SINCRO”.

Desta forma o SINCRO passa a contar com 110 locais onde podem ser colocados os radares fixos.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária revelou ainda que os novos radares, entre outros locais, vão ser instalados na EN5 em Palmela, EN10 em Vila Franca de Xira, EN101 em Vila Verde, EN106 em Penafiel, EN109 em Bom Sucesso, IC19 em Sintra e no IC8 na Sertã.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Marisco impresso em 3D: será esta a alimentação do futuro?
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas