Baterias da Honda ganham segunda vida

  • Redação Autoportal
  • 17 abr 2020, 15:39

Marca nipónica promove a utilidade sustentável das baterias em fim de vida

Honda Motor Europe está a expandir a sua parceria de reciclagem de baterias com a SNAM (Société Nouvelle d’Affinage des Métaux), de forma a promover a utilidade sustentável das suas baterias em fim de vida.

O acordo pan-Europeu fará com que a SNAM recolha e recicle baterias de veículos híbridos e elétricos Honda, com o intuito de lhes dar uma “segunda vida” para armazenar energia renovável ou, caso não sejam adequadas para este fim, extrair componentes de valor para reciclagem.

O acordo agora revelado aplica-se às baterias que são utilizadas para alimentar veículos híbridos e elétricos, ao invés de baterias mais pequenas como as dos veículos a gasolina ou a diesel.

A Honda e a SNAM colaboram em conjunto desde 2013, para garantir a rastreabilidade de baterias em final de vida útil e eliminá-las de acordo com os padrões ambientais da União Europeia. A expansão deste acordo fará com que a SNAM recolha baterias de iões de lítio e de hidreto metálico de níquel (NiMH) de toda a rede de concessionários Honda e oficinas autorizadas em 22 países, antes de analisar o quão adequadas são para reciclagem e processá-las adequadamente.

“Os recentes desenvolvimentos de mercado podem permitir que estas baterias tenham utilidade numa segunda vida, como alimentar empresas ou recuperar componentes úteis, através do uso de técnicas recentes de reciclagem, que podem ser utilizadas como matérias-primas na produção de novas baterias”, sublinhou Tom Gardner, vice-presidente Honda Motor Europe.

Para ajudar à reciclagem das baterias usadas, a Honda revelou que os concessionários da marca podem solicitar baterias que se encontrem em fim de vida para tratamento e reciclagem a partir da plataforma online da SNAM.  

RELACIONADOS

Honda E já está disponível para encomenda

Honda reforça futuros modelos com tecnologia de conectividade

Honda revela novas versões do Civic Type R

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS