Volkswagen e Microsoft anunciam parceria para desenvolver a condução autónoma

  • Redação Autoportal
  • 11 fev, 12:05
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim
Volkswagen Logo (Associated Press)

Nova parceria visa aumentar a colaboração para desenvolver um software para a condução autónoma

A Volkswagen e Microsoft anunciaram esta quinta-feira uma parceria para desenvolver um 'software' para condução autónoma ligada à nuvem, aumentando a sua colaboração no domínio dos sistemas de computadores associados à ‘cloud’, que foi lançada em 2018.

Com esta parceria, o fabricante automóvel germânico visa “desenvolver de forma mais rápida serviços de mobilidade seguros e confortáveis”, revelou em comunicado o responsável da nova empresa de 'software' do grupo, Dirk Hilgenberg.

Nesse sentido, a Volkswagen vai contar com os serviços da Microsoft em termos de computação ligada à nuvem e na área da inteligência artificial.

O diretor da Microsoft, Scott Guthrie, explicou, por sua vez, que “este é o próximo passo na parceria estratégica” entre as duas empresas.

No entanto, os valores financeiros da operação, bem como a duração do novo contrato não foram divulgados pelo gigante automóvel alemão.

Recorde-se que a Volkswagen e a Microsoft trabalham em conjunto desde 2018 para criar uma plataforma na nuvem para a troca de dados entre veículos autónomos com tecnologia ligada àquele instrumento.

Os primeiros testes para criar uma frota de carros autónomos devem realizar-se este ano, sendo que a produção em série está prevista para 2022, refere em comunicado.

O 'software' tornou-se estratégico para a Volkswagen que está no centro da corrida pelo fabrico dos automóveis inteligentes do futuro, uma área na qual prevê investir 27 mil milhões de euros até 2025.

Lançada em 2020, a Car.Software deverá empregar até 11 mil especialistas para trabalhar no "VW.OS", o futuro sistema operacional comum aos carros do grupo, ligados à nuvem.

Até 2025, a Volkswagen quer desenvolver e ter 60% deste tipo de 'software' que será usado nos automóveis.

RELACIONADOS

Volkswagen confirma lançamento do iD.4 GTX e do ID.5 já para 2021

Volkswagen assinala os 75 anos do início da produção do Beetle

Já pode encomendar a nova Volkswagen Caddy que chega em janeiro

Primeiras unidades do Volkswagen ID.4 já esgotaram em Portugal

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS