Sion, o veículo elétrico autossuficiente, já tem preço de lançamento

  • Redação Autoportal
Sion é o elétrico autossuficiente e dispensador
Elétrico solar vai dispensar energia para outros veículos e para a rede

O Sion apresenta-se como o primeiro veículo elétrico de produção com integração (de energia) solar. Produzido pela empresa alemã (de Munique) Sono Motors, esteve veículo elétrico solar (SEV) que consegue ser autossuficiente ficou agora com o preço de venda definido nos 25 mil euros.

A primeira geração do Sion será produzida na Suécia, onde antes eram feitos os Saab, na fábrica de Trollhatan. O Sion será assim fabricado pela National Electric Vehicle Sweden, que comprou os ativos da antiga construtora sueca tornando-se agora parceira da Sono Motors.

Está previsto um volume inicial de 260 veículos em oito anos, numa produção com início agendado para o segundo semestre de 2020 e com recurso a energias cem por cento renováveis.

A carroçaria de alumínio leve é 100% reciclável onde se integram 248 módulos solares a toda a superfície influenciando a sua estética com a diluição das células solares nessa mesma superfície composta por um polímero resistente.

Esta evolução acontece desde 2016, bem como a evolução do tamanho de um veículo que cresceu até à sua versão de produção com cinco portas. O objetivo tem sido, de forma óbvia, aumentar o espaço de um SEV tem uma bagageira com 650 litros de capacidade.

Com uma superfície total solar, a bateria de 35 kWh de capacidade pode ser carregada com energia para até 34 quilómetros diários, em complemento aos 255 quilómetros médios no ciclo WLTP.

O motor com capacidade de 120 kW (cerca de 161 cv de potência) e 290 Nm de binário leva o Sion até à velocidade máxima de 14 km/h.

No ambiente interior em especial, o Sion consegue filtrar as partículas no ar em 20% e oferece um ecrã de 10’’ para o infoentretenimento.

O SEV trará consigo a opção de mobilidade partilhada podendo partilhar-se o próprio veículo, viagens individuais ou até mesmo energia através de uma aplicação móvel (a goSono app). É que este veículo não só é autossuficiente para rodar com energia captada por ele mesmo via as superfícies solares como, através da sua função bidirecional de carga (biSono), consegue fornecer eletricidade a outros veículos (e outros aparelhos elétricos) e até à rede elétrica.

O Sion será lançado numa versão única com o preço de 25 mil euros. O SEV já pode ser pré-encomendado e, desde a sua apresentação em 2017, a Somo Motors já recebeu quase 9.800 pré-encomendas.

  • TEMAS:
  • Sion

  • Sono Motors

  • NEVS

Veja mais