Novidades

Skoda revela aplicação que deteta avarias pelo som do carro

Nova aplicação de inteligência artificial permite diagnóstico rápido de problemas
Texto

A Skoda revelou que concluiu os testes da sua nova aplicação para telemóvel, 'Sound Analyser', que permite realizar o diagnostica problemas ou avarias no automóvel pelo som emitido pelo motor.

Segundo a marca checa, a aplicação permite aos técnicos registar o som do veículo em funcionamento e depois comprar esse som com os sons armazenados numa base de dados.

A tecnologia de inteligência artificial compara o ficheiro com as gravações existentes e um algoritmo determina quais são os desvios e a forma de os resolver.

Assim se o som não corresponder, a aplicação notifica os mecânicos e indica onde devem procurar os problemas na viatura.

A Skoda revelou que a nova aplicação apresenta já uma eficácia de 90 por cento, sendo capaz de reconhecer dez padrões de som, incluindo os provenientes da direção, ar condicionado e da embraiagem da caixa de velocidades DSG.

A aplicação também está configurada para reconhecer outros padrões de som e será expandida para incluir outros itens de serviço de assistência.

Esta nova solução da Skoda foi testada em 14 países - incluindo Alemanha, Rússia, Áustria e França - desde junho de 2019. No total, 245 concessionários da marca participaram no projeto piloto, fornecendo as gravações de áudio para o processo de aprendizagem do software e contribuíram diretamente para o desenvolvimento da aplicação.

“O Sound Analyzer é um excelente exemplo das novas oportunidades que a digitalização na Skoda pode criar, mesmo em termos de pós-venda. Continuaremos a usar tecnologias de inteligência artificial de forma consistente para oferecer aos nossos clientes um serviço ainda mais personalizado, melhorando ainda mais a experiência do cliente”, sublinhou Stanislaf Pekar, responsável de após-venda da marca checa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal