Citroën revela o futuro das suas autocaravanas

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Citroënist é a proposta da Citroën para quem gosta de aventura

A Citroën apresentou no Salão de Genebra, o Space Tourer The Citroënist Concept, uma van moderna e com carácter, inspirada pelo desejo de liberdade e de partilha. É um lugar para viver e trabalhar de forma itinerante, para se evadir sem limites, sempre conectado.

Uma liberdade de movimentos alargada, pois o concept é acompanhado por um modelo de bicicleta exclusivo, ‘Rider The Citroënist by Martone’, desenvolvido em parceria com a Martone, recuperando os códigos estilísticos do concept.

Tendo como base o modelo Space Tourer, este concept inédito de autocaravana permite que 2 pessoas durmam a bordo, acomodar uma bicicleta e dispõe de um escritório incorporado e conectado.

Com um comprimento: 4,95 m, 1,92 de largura e 1,99 de altura, o Space Tourer The Citroënist Concept é muito fácil de manobrar e cabe em todo o lado, ao mesmo tempo que passa, facilmente, da vida quotidiana para os momentos de lazer.

Para maior liberdade de movimentos, tem duas portas laterais deslizantes, elétricas e operadas em modo mãos-livres, abertura independente do óculo traseiro, e a sua reduzida altura permite aceder a todo o tipo de parques de estacionamento.

Robusto e prático, o Space Tourer The Citroënist Concept oferece, tanto na cidade como fora dela, uma experiência de condução nas melhores condições de conforto e segurança. Capaz de responder às utilizações mais exigentes, o concept conta com uma maior distância ao solo e possui quatro rodas motrizes,num trabalho realizado pela Automobiles Dangel, que concebeu o sistema 4×4.

Prometendo mais liberdade de ação, esta transmissão integral, com sistema desembraiável, reforça a segurança e permite percorrer caminhos de terra batida, independentemente da época do ano ou das condições do piso, preservando o conforto, o comportamento em estrada e as performances da SpaceTourer.

Dotado de um motor BlueHDi 150 CV de potência e uma caixa manual de seis velocidades, o Space Tourer The Citroënist Concept oferece paralelamente, potência e versatilidade

Direcionado a todos os que buscam a evasão e necessitam de ferramentas de comunicação e trabalho modernas e conectadas, esta derivação camping-car do SpaceTourer oferece também um espaço de condução que inclui as qualidades do modelo de série com as mais recentes tecnologias de ajuda à condução e de conectividade: head-up display a cores, Active Safety Brake, navegação Citroën Connect Nav, Mirror Screen, entre outras soluções.

O interior foi idealizado pela Pössl, o especialista alemão em motorhomes, transformou o  Citroënist Concept num verdadeiro camping-car, capaz de transportar até 4 pessoas rumo à aventura. A sua configuração interior foi projetada para proporcionar mais espaço e conforto, com 2 lugares à frente e 2 atrás, estando estes instalados na 2ª e 3ª filas do lado direito.

Convidando a viajar, o Space Tourer The Citroenist Concept beneficia também de diversas soluções funcionais que permitem otimizar ao máximo o espaço a bordo, tornando-se, assim, numa van multifuncional para viver e trabalhar em conforto e serenidade.

A transformação Campster by Pössl, distingue-se pelo tejadilho articulado/elevável. Realizado num tecido cinza, integra um mosquiteiro de grandes dimensões, reforçado com uma lona, e dispõe também de uma cama dissimulada. Na configuração ‘noite’, podem dormir duas pessoas no beliche dedicado, por cima do cockpit. Para ganhar em conforto na utilização ‘dia’, este tejadilho articulado/elevável proporciona um amplo espaço em altura que permite estar de pé.

Para trabalhar, o Space Tourer The Citroënist Concept consegue a proeza de ter a bordo um móvel multimédia, prático e modulável, com uma superfície de trabalho totalmente plana e um ecrã de TV escamoteável. Em complemento, são também disponibilizados elementos de conectividade, como o Click & Share, para partilha de conteúdos. Uma conceção que permite oferecer aos ocupantes a possibilidade de consultar mapas de estradas e preparar os seus trajetos, bem como visualizar os seus vídeos e fotos em total conforto. Graças à função giratória dos bancos da frente, é possível criar um espaço de convívio em volta da mesa e da TV, tal como numa sala de estar.

Funcionais e projetadas ao mais ínfimo detalhe, as fachadas destes elementos interiores são revestidas com um material Cinza Wengé, contendo muitos outros espaços de arrumação de fácil utilização para viver em conforto. Fechados e distribuídos junto dos bancos, camas e bagageira, permitem arrumar todos os objetos do dia-a-dia, ao abrigo de olhares indiscretos.

Aproveitando a estreia deste Space Tourer The Citroënist Concept, a marca francesa acompanhou esta van da sua bicicleta exclusiva, ‘Rider The Citroënist by Martone’, desenvolvido em parceria com a Martone. Esta bicicleta está já disponível para comercialização online, em www.lifestyle.citroen.com, por um preço de 950 euros.

O Space Tourer The Citroënist Concept comprova assim a dinâmica da Citroën no mercado das autocaravanas, no qual a Marca registou, em 2018, um crescimento de 71% na Europa, reforçando assim a sua segunda posição no mesmo.

Citroënist é uma Space Tourer virada para o campismo e ciclismo
Veja mais