Novidades

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que chega com autonomia até 520 km

Novo SUV compacto elétrico da Audi apresenta-se com duas versões e vai chegar ao mercado em junho
Texto

Audi apresentou o seu novo SUV compacto elétrico, o Q4 e-tron, que chega na versão normal e na variante Sportback, e vai chegar ao mercado em junho.

O novo Q4 e-tron é o primeiro modelo da marca dos quatro anéis a utilizar a plataforma MEB do Grupo Volkswagen para carros elétricos e apresenta 4.590 mm de comprimento, 1.865 mm de largura, 1.613 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.760 mm.

A nova plataforma permite que as novas versões do Q4 e-tron disponibilizem um espaço interior de referência, onde se destaca uma bagageira com capacidade para 520 litros, que aumentar para 1.490 litros com os bancos traseiros rebatidos, a que se juntam 24,8 litros em compartimentos de arrumação no interior do veículo.

Ainda no interior, há destaque igualmente para o volante hexagonal com controlos multifuncionais sensíveis ao toque, um painel digital de 10,25 polegadas, a que se junta um ecrã central tátil MMI de 10,1 polegadas de série, ou em alternativa um ecrã de 11,6 polegadas, que será o maior display do portfólio da Audi até ao momento.

Para além disso, o novo elétrico da Audi conta com dois novos recursos: um assistente de voz ‘Hey Audi’, e um head-up display de realidade aumentada opcional, que auxilia o condutor com dicas visuais, que segundo a Audi parecerem flutuar no espaço à frente do carro e que funciona em conjunto com a câmara dianteira, com o sensor de radar bem como com o sistema de navegação GPS.

Em matéria de acabamentos, o novo elétrico da Audi vai permitir que os clientes possam optar entre couro tradicional, artificial ou totalmente Nappa no modelo S Line, especificamente.

Já o couro sintético conta com um acabamento Dinamica de alta qualidade que tem uma aparência de camurça e que é produzido com 45% de poliéster reciclado, proveniente de tecidos e garrafas plásticas.

No exterior, destaca-se a aerodinâmica destes novos modelos elétricos, com o a variante Sportback a revelar uma silhueta mais esguia ao jeito de um coupé e com uma linha de tejadilho arqueada.

Para além disso, aletas nas entradas de ar dianteiras abrem e fecham de acordo com a necessidade de refrigeração das baterias, permitindo um ganho de 6 km de autonomia.

No que toca a motorizações, o novo Q4 e-tron vai estar disponível inicialmente com três versões: Q4 35 e-tron, Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro, com duas baterias, uma de 55 kWh e outra, maior, de 82 kWh instaladas no piso do carro entre os eixos.

A versão de entrada, o Audi Q4 35 e-tron surge equipada com um motor traseiro associado a uma bateria de 55 kWh que debita 170 cv de potência, com uma autonomia de 341 km, enquanto a versão Sportback, consegue uma autonomia 349 km.

Já o Q4 40 e-tron com uma bateria de 82 kWh debita 204 cv de potência e permite uma autonomia de 520 km.

No topo da gama está o Q4 50 e-tron quattro, que está dotado de tração integral e por isso conta com dois motores elétricos, um por eixo, o que permite que a potência conjunta debitada seja de 299 cv.

Esta versão apenas está disponível com uma bateria de 82 kWh, permitindo alcançar uma autonomia de 488 km, no caso do Q4 e-tron, enquanto a variante Sportback alcança 497 km com um só carregamento.

A Audi já fez saber que o novo Audi Q4 e-tron vai chegar ao mercado em junho, com preços que na Alemanha arrancam nos 41.900 euros. 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal