Novidades

Dacia Spring apresenta-se como “o elétrico mais barato da Europa”

Citadino com ar SUV terá versão de passageiros e versão comercial
Texto

O Groupe Renault apresentou nesta quinta-feira o Dacia Spring Electric, um novo citadino com ar SUV que vai ter duas versões para servir três tipos de mobilidade: a particular, a partilhada e a comercial.

Com o ‘car sharing’ como plataforma para o arranque, o novo modelo apresenta-se com uma linha de força a presidir às suas diferentes manifestações, nas palavras de Denis le Vot, membro do comité executivo do Groupe Renault: o Dacia Spring será “o carro elétrico mais barato da Europa”.

O novo citadino da Dacia (com 3.734 mm de comprimento) ganha o seu ar SUV com o alargamento das cavas das rodas, as barras de tejadilho, as proteções dianteira e traseira e a altura ao solo de 150 mm.

O design afirma-se à frente com os faróis LED afilados na horizontal a ladearem a grelha fechada com relevos 3D sob um capô com nervuras e para-choques volumosos, também presentes atrás onde as óticas apresentam uma nova assinatura luminosa Dacia em forma de Y.

Preparado para o conforto de quatro adultos, o Dacia Spring Electric de passageiros oferece 300 litros de capacidade na bagageira com o rebatimento dos bancos traseiros a duplicar esse número.

Com um motor elétrico de 33 kW (44 cv) de potência e 125 Nm de binário, o Dacia Spring anuncia uma autonomia de 225 km (com um máximo de 295 km em circuito urbano). O carregamento da bateria de iões de lítio de 26,8 kWh pode ser feito numa tomada doméstica de 2,3 kW (menos de 14 horas para 100%), em Wallbox (a partir daqui já como opção) de 3,7 e 7,4 kW (menos de 8 horas e meia e de 5 horas, respetivamente, para 100%) e numa ligação DC 30 kW (menos de uma hora).

O Dacia Spring Electric Cargo perde a fila traseira de bancos e aumenta a capacidade de área de carga (com 1.033 mm e comprimento) para 800 litros (cara útil de 325 kg).

O Spring vai, no entanto, surgir na primavera do próximo ano para integrar rede de partilha automóvel Zity (Paris e Madrid), com as vendas a particulares a começarem no verão de 2021 e as entregas no outono seguinte.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel