Novidades

Ferrari revela o SP48 Unica e, como diz o nome, só há um destes

Exemplar único é a resposta a um pedido de um cliente
Texto

A Ferrari criou o SP48 Unica para corresponder a uma encomenda especial feita por um cliente tendo por base o F8 Tributo. As principais mudanças neste exemplar - único, como diz o seu nome - foram em termos estéticos com o compromisso de manter o equilíbrio aerodinâmico.

A dianteira é marcada pela grelha impressa a 3D, que acaba por ser o fio condutor da estética do supercarro. A traseira também trouxe novidades na remoção dos duplos farolins redondos a que estávamos habituados, tendo agora óticas horizontais mais modernas.

As entradas de ar sofreram alterações, nomeadamente, nos fluxos de arrefecimento do motor localizados no pára-choques dianteiro e por baixo do spoiler traseiro. Segundo a Ferrari, o design do carro foi concebido sob a preocupação de cumprir todas as exigências de arrefecimento.

A configuração do SP48 Unica também permitiu aos engenheiros da marca italiana colocarem uma entrada de intercooler imediatamente atrás dos vidros laterais, o que, por sua vez, lhes permitiu reduzir a dimensão das entradas nos flancos.

Houve também uma redução da superfície das janelas laterais, não existe vidro traseiro e o tejadilho tem um tratamento específico em preto que vai mudando para a cor da carroçaria do meio para o compartimento do motor.

Sobre o motor que ocupa a traseira do SP48 Unica, a Ferrari revelou que teve por base o bloco V8 biturbo de 4.0 litros, com 720 cv de potência e 770 Nm de binário, que permite ao F8 Tributo uma aceleração 0-100km/h em 2.9 segundos e uma velocidade máxima de 340 km/h, mas não adiantou outras informações mais específicas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel