Novidades

Aston Martin revela o exclusivo V12 Speedster

Superdesportivo será limitado a uma edição de 88 unidades e debita 700 cv
Texto

Aston Martin revelou finalmente o V12 Speedster – um superdesportivo de dois lugares com o cokpit aberto desenvolvido pelo departamento Q da marca britânica que recorrerá a tecnologia da aviação para ser uma “máquina da condução”.

Este modelo presta homenagem ao Aston Martin DBR1 de 1959 que venceu as 24 Horas de Le Mans e as 1.000 Horas de Nurburgring e ao Aston Martin CC100 Speedster que em 2013 assinalou o centenário da marca.

O coração do V12 Speedster é, como o nome indica, o bloco de gasolina V12 de 5,2 litros, que debita uma potência de 700 cv e um binário máximo de 753 Nm, que está acoplado a uma transmissão é automática, com conversor de binário, desenvolvida pela ZF e com oito velocidades, que transmite a potência ao eixo traseiro.

Com este números o novo Aston Martin V12 Speedster anuncia uma aceleração dos 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, e uma velocidade máxima limitada a 300 km/h.

O novo V12 Speedster inspira-se na longa tradição da Aston Martin de modelos de competição e por isso surge sem o tradicional para brisas, com vários apêndices aerodinâmicos, tomadas de ar sobre os pára-lamas dianteiro entre outros detalhes.

Já o interior revela toda a inspiração que a marca de Gaydon foi buscar à aeronáutica, nomeadamente ao conhecido avião F/A-18 Hornet, usando para isso uma mistura de materiais tradicionais e modernos.

A fibra estrutural de carbono acetinado contrasta com o couro tratado de forma artesanal, alumínio e até borracha impressa em 3D, materiais que se juntam a detalhes luxuosos como uma bola de couro removível que ocupa o lugar de um porta luvas tradicional, ou um volante cortado na base, e bancos desportivos.

Este novo V12 Speedster possui uma plataforma dedicada e a carroçaria é produzida, na sua maioria, em fibra de carbono.

O Aston Martin revelou ainda que vai produzir apenas 88 unidades deste novo V12 Speedster, que terá um preço de 765.000 libras, cerca de 880.000 euros e as primeiras entregas estão agendadas para o primeiro trimestre de 2021.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal