Novidades

O último Aventador a ser produzido pela Lamborghini será o LP 780-4 Ultimae

Está disponível nas variantes roadster e coupé, numa edição limitada e numerada de 600 unidades, com motor 6.5 V12 de 780 cv
Texto

Ultimae é o nome escolhido pela Lamborghini para a derradeira edição do seu Aventador, acabada de dar a conhecer no Festival de Velocidade de Goodwood. O Aventador LP 780-4 Ultimae, na sua designação completa, será o último daquele modelo a ser produzido pelo construtor italiano e em apenas 600 unidades. Terá duas versões: roadster e coupé.

Veja aqui outras estrelas em Goodwood

Em grande apoteose, é como a Lamborghini pretende celebrar o fim da produção do Aventador. Daí desenvolveu este Ultimae, o qual pretende reunir, numa só, o melhor das diferentes versões do Aventador: “a performance do SVJ e a elegância sofisticada do Aventador S”, como refere a própria marca.

O LP 780-4 Ultimae é um verdadeiro superdesportivo e concentra um conjunto de atributos capaz de deixar os amantes de automóveis totalmente rendidos. A começar pelo motor V12 atmosférico de 6,5 litros que monta longitudinalmente, capaz de debitar 780 cv às quatro rodas motrizes e com um binário máximo de 720 Nm às 6750 rpm. São mais 40 cv de potência face ao Aventador S e mais 10 cv face ao SVJ.

A coisa mais parva para fazer a um Lamborghini

Como seria de esperar, o Ultimae apresenta prestações dignas de nota. São 2,8 segundos dos 0 aos 100 Km/h; 8,7 segundos dos 0 aos 200 Km/h e uma velocidade máxima de 355 Km/h. Para tal, muito contribui o seu baixo peso – 1550 kg – conseguido através do amplo uso da fibra de carbono, bem como o uso de mecanismos como a abertura de válvulas variável (VVT) ou os diferentes acertos dos apoios aerodinâmicos.

Relativamente à dinâmica, o novo Lamborghini foi concebido para transmitir ao condutor, em todos os momentos, o que esperar do seu comportamento. A tração às quatro rodas permanente, as entradas de ar na dianteira, os três diferentes acertos da asa traseira e a caixa robotizada de sete velocidades asseguram um comportamento agressivo, como é de esperar num automóvel com estas características, mas previsível e preciso, assegura o construtor italiano.

Já viu o vídeo do Huracán SuperTrofeo?

Quanto à estética, os futuros donos de um dos 350 exemplares da versão coupé ou 250 da versão roadster em comercialização, poderão contar com múltiplas opções. Desde logo as 18 cores base disponíveis, podendo ir a mais de 300 (!) cores possíveis de escolher através do programa de personalização Lamborghini. Tal como foi apresentado em Goodwwod, o Aventador LP 780-4 Ultimae surge em dois tons de cinzento, com apontamentos a vermelho nas entradas de ar dianteiras e nos difusores posteriores. O interior combina a pele com a alcantara.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel