Novidades

A Toyota pretende tornar as suas fábricas neutras de carbono em 2035

O movimento pela transformação da produção automóvel numa atividade neutra em carbono tem agora mais um aliado de peso
Texto
Toyota com fábricas neutras de carbono em 2035
Toyota com fábricas neutras de carbono em 2035

A Toyota Motor Corporation pretende reduzir o prazo que se tinha proposto de 2050 para 2035 como meta para atingir a neutralidade carbónica nas suas unidades de produção.

Quem o afirma é Masamichi Okada, responsável de produção da Toyota, que avança que o plano irá ter como primeiros passos a introdução de novas tecnologias no processo de produção nas áreas da fundição, pintura e revestimentos.

Toyota Mirai bate recorde de distância a hidrogénio

Em declarações citadas pela Reuters o responsável da marca nipónica avançou ainda que o construtor está a considerar ter fontes de energia internas e externas que dependam apenas de energias renováveis.

Num pequeno briefing online Okada acrescentou:

“desta forma, os processos onde há elevada produção de CO2 irão ser reduzidos tanto quanto possível, ou até mesmo, eliminar totalmente as emissões de carbono”.

A pressão para eliminar ou cortar fortemente as emissões de carbono na indústria automóvel tem sido evidente, com construtores como a BMW, por exemplo, a anunciar recentemente que irá atingir a neutralidade carbónica em algumas das suas fábricas já no final deste ano e a Ford a revelar que em 2035 todas as suas unidades de produção apenas utilizarão energia de fontes renováveis.

Para alcançar a neutralidade carbónica a Toyota está a estudar várias opções e estão em estudo veículos elétricos e outras tecnologias que se possam revelar em termos ambientais igualmente ou até mais ecológicas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias