Novidades

Avião elétrico: Projeto com assinatura da Rolls-Royce no ar e apoio da Jaguar em terra

O primeiro avião totalmente elétrico da Rolls-Royce está prestes a descolar, sendo que em terra, é o Jaguar i-Pace que dá uma ajuda
Texto

A história da Rolls-Royce é mais frequentemente associada aos automóveis, mas a sua presença na indústria aeronáutica não é menos conhecida. Há décadas que a marca desenvolve motores de avião e outras tecnologias relacionadas com este mundo. A mais recente, está ligada ao mundo da eletrificação, mas tem o objetivo de fazer um avião voar sem gastar qualquer tipo de combustível fóssil. Apenas eletricidade.

Em terra, a Rolls-Royce conta com a ajuda de outra marca inglesa que também tem dado passos importantes neste mundo da eletrificação, a Jaguar. Quando o Spirit of Innovation está em terra, os veículos de apoio e de reboque serão Jaguar i-Pace, também de locomoção totalmente elétrica e que são fornecidos diretamente pela Jaguar Land Rover para este projeto.

Nas próximas semanas, as rodas do Spirit of Innovation sairão do asfalto pela primeira vez para o seu voo inagural, sendo que os engenheiros da Rolls-Royce já estão a pensar na possibilidade de resgatarem o recorde de velocidade para um modelo com estas características, uma vez que está previsto um valor próximo dos 500 km/h.

Aquele que será o avião totalmente elétrico mais rápido do planeta está equipado com um sistema de propulsão com uma potência em torno dos 500 cavalos e conta com uma bateria de módulos bastante condensados e com energia suficiente para alimentar cerca de 250 habitações. Ou então, para voar de Londres a Paris com a mesma carga, justamente a mesma distância anunciada como autonomia no Jaguar i-Pace, ainda que noutro ritmo.

Veja aqui o vídeo, do canal youtube do The Telegraph sobre o projeto da Rolls-Royce:

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos