Novidades

O futuro da mobilidade elétrica pela Husqvarna com o Concept E-Pilen

Uma moto elétrica com 8 kW de potência e autonomia de 100 km é a proposta da Husqvarna
Texto

A marca sueca Husqvarna nasceu no seio de um dos mais antigos grupos industriais do mundo e já transporta mais de três séculos de história.

A divisão das motas, criada no início do século passado, passou por tempos difíceis no final do milénio que quase levaram ao seu desaparecimento. Em 2007 foi adquirida pelo Grupo BMW, mas, passados 6 anos o construtor alemão decidiu focar-se na “sua” BMW Motorrad e vendeu a marca à KTM (marca pela qual corre Miguel Oliveira no MotoGP).

Agora parece chegado o tempo de mais uma viragem na marca sueca, ainda sob orientação dos austríacos. De construtor especializado em motas para off-road, trial e cross, eis que decide mostrar outras valências, desta vez bem mais futurísticas.

A Husqvarna E-Pilen Concept terá um motor com bateria de 8 kW de potência. Algo perto dos 10 cavalos que indica claramente a vocação urbana, tal como a autonomia que está indicada como máximo de 100 km (pouco abaixo de um Smart-EQ por exemplo).

 

Um desenho futurista, mas simples, farol dianteiro inspirado nos modelos clássicos, depósito alargado (sim, é design, não terá combustível) e a traseira mais levantada.

O Concept E-Pilen conforme o nome indica, ainda está em fase de projeto, mas parece dar fortes indicações da entrada da marca no mundo da mobilidade elétrica, com preocupações no cumprimento das metas de emissões zero, e, logo com um modelo de características citadinas.

A marca irá apostar num conceito de baterias de substituição um pouco à imagem da sua linha de ferramentas elétricas de jardinagem onde o proprietário utiliza uma bateria enquanto a outra se encontra à carga.

Não há data prevista para o lançamento, mas é de apostar no sucesso junto dos jovens até pelo facto de não necessitar de carta de condução.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos