A BMW tornou-se o primeiro fabricante a utilizar pneus de borracha natural da Pirelli

Um novo pneu da Pirelli produzido com certificação de sustentabilidade ambiental irá chegar ao BMW X5 Plug-in Hybrid em agosto

A BMW deu mais um passo na sua iniciativa no campo da sustentabilidade, tornando-se na primeira fabricante automóvel a equipar carros com pneus de borracha natural e rayon.

Em parceria com a Pirelli, a BMW adquirirá os novos pneus P ZERO de 22 polegadas, que irão ser utilizados, em agosto, no BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid.

PUB

O rayon ou raiom é um material à base de madeira utilizado para fortalecer os pneus. Para além de sustentável, este material é insubstituível para a produção de pneus, sendo marcado pela alta elasticidade e força da borracha natural.

Sendo um tipo de algodão, o rayon é uma fibra desenvolvida num processo que utiliza matérias primas naturais, como polpa de madeira (celulose), para produzir um tecido que se assemelha muito ao algodão e ao linho.

A maior parte da borracha natural cultivada vai para a produção de pneus. Cerca de seis milhões de pequenos agricultores são responsáveis por mais de 80% do cultivo de borracha natural do mundo.

A cadeia de abastecimento de produtos naturais de borracha e rayon ocorre de acordo com os padrões da Forest Stewardship Council (FSC), organização independente, que exige uma gestão florestal adequada, socialmente benéfica e economicamente viável.

PUB

O novo P ZERO tornou-se no primeiro pneu do mundo a receber o selo da FSC. Para obter esta certificação, a Pirelli adaptou a fábrica nos EUA, na Geórgia, para a produção de pneus com borracha natural e rayon com certificação FSC.

Em cooperação com fabricantes de pneus conhecidos, Organizações Não Governamentais (ONG), produtores de borracha e consumidores, a BMW criou a Plataforma Global para Borracha Natural Sustentável (GPSNR).

PUB

Com o foco num futuro mais verde, a GPSNR implementa diversas medidas para a prevenção da desflorestação. Atualmente esta plataforma conta com 100 membros, os responsáveis por cerca de 50% do mercado global de borracha natural.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Londres mais sustentável com zona de emissões reduzidas e taxa de trânsito

Empresas alemãs apostam na sustentabilidade com ferryboat zero emissões

Zonas de zero emissões contribuem para cidades mais sustentáveis

Várias cidades europeias proíbem carros no centro em prol da sustentabilidade

COMPUTADOR DE BORDO

Veja como deve circular nas rotundas de forma correta (ciclistas também)

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

VEJA MAIS

MAIS LIDAS