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Veículos elétricos são mais económicos do que um Lada Granta no leste da Rússia

Energia barata e carros usados importados do Japão tornam os veículos elétricos uma opção racional quando comparados com o "carro do povo", Lada Granta, no leste da Rússia
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Lada Granta
Lada Granta

O interesse pelos automóveis elétricos está a aumentar um pouco por todo o mudo, mas há regiões do globo onde o fenómeno tem tido um crescimento muito acima da média, como é o caso da região do chamado extremo oriente da Rússia.

Na cidade de Khabarovsk, por exemplo, veículos alimentados a baterias são hoje muito comuns e é até frequente ver tomadas elétricas penduradas nas varandas, que as pessoas usam para carregar os seus carros estacionados nas ruas. Aqui, como em outras cidades da região leste da Rússia, estão cerca de um quinto de todos os veículos elétricos importados para o país entre janeiro e maio deste ano. Moscovo, capital da nação onde se concentra mais do dobro da população comparativamente à região leste, representou apenas 14% do total de veículos elétricos vendidos no país.

O fenómeno de popularidade de elétricos no oriente russo tem uma explicação, ou melhor, três: combustíveis mais caros, eletricidade mais barata, e automóveis elétricos mais acessíveis, comparativamente ao resto do país. O preço mais elevado dos combustíveis (cerca de 6%) deve-se ao facto das refinarias locais terem uma produção insuficiente. Ao contrário, a eletricidade é subsidiada e tem, por isso, um custo mais baixo do que no resto do país, fruto de políticas para estimular o desenvolvimento económico na região. Quanto aos automóveis mais acessíveis, o motivo chama-se Ásia.

A pequena distância que separa o leste da Rússia do Japão permite aos habitantes locais o fácil acesso a carros elétricos usados de preços reduzidos, importados deste país. Em sites russos de automóveis usados encontram-se modelos como o Nissan Leaf, com matrícula entre 2011 e 2013, a custar entre 400.000 a 600.000 rublos (4700€ a 7000€), aproximadamente.

Perante esta realidade, quando se trata de optar entre um automóvel com motor a combustão ou um elétrico, a decisão dos consumidores russos residentes na zona leste do país tem sido fácil. De acordo com a consultora Vygon Consulting, escutada pela Bloomberg, a poupança média obtida com um Nissan Leaf usado é de cerca de 40.000 a 50.000 rublos anuais (460€ a 580€) quando comparado com o custo de ter um Lada Granta, popularmente referido como o “carro do povo”. Aproximadamente um salário mensal naquela região do globo.

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