Toyota Yaris Cross já cá está: do primeiro contacto em estrada aos preços

SUV compacto é a nova aposta 'full-hybrid' da Toyota para o segmento B

O Toyota Yaris Cross chegou nesta semana a Portugal – com um anúncio televisivo feito em Lisboa ‘e tudo’. A apresentação nacional, entretanto, levou-nos à região de Óbidos para um primeiro contacto com o novo crossover da marca japonesa que vem à conquista do segmento B.

Estamos perante um Yaris mais crescido com ‘look’ RAV4? Pode até ser um mote de início de conversa para abordar este novo SUV compacto – mas com o qual nem todos também precisarão obrigatoriamente de concordar...

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O Yaris Cross oferece uma ‘personalidade’ própria e, falando de heranças, a linhagem que, na essência, traz vincada não pode – essa sim, substancialmente – deixar de ser a sua condição ‘full-hybrid’ Toyota.

A entrada em Portugal faz-se com a versão híbrida de tração dianteira a cargo do motor 1.5 Dynamic Force de 116 cv com transmissão automática. O ‘full-hybrid’ com a tração integral AWD-i chegará em 2022. Para quem quiser gastar menos na aquisição, nos três primeiros dos seis níveis de equipamento está disponível – apenas por encomenda –a versão exclusiva a gasolina com o motor 1.5 VVT-I de 125 cv com caixa manual de 6 velocidades.

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Nós tomámos contacto com o Toyota Yaris Cross na sua versão de topo Premier Edition – uma das duas que incluem as jantes de 18’’ que contribuem para aprimorar a sensação ‘off-road’ em incursões para estradas fora do asfalto como as que fizemos. O teste mais exigente ao conforto e à estabilidade é cumprido pela plataforma GA-B preocupada com a rigidez estrutural e em ter um centro de gravidade baixo com uma suspensão condizente.

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A boa visibilidade e facilidade de encontrar a posição de condução ideal conjugam-se com o conforto dos bancos numa condução fácil que transmite segurança e dispõe de três programas consoante o nervo ou a economia que se quer recolher. De espirito aventureiro, mas utilitário por natureza, o Yaris Cross olhará seguramente para os trajetos urbanos a maior parte do tempo.

E este ‘full-hyvrid’ está mesmo pensado para rolar em modo EV a maior pare do tempo – a estimativa da marca aponta aos 80%. Por isso, não deve estranhar-se também a elasticidade da transmissão automática na relação entre as velocidades, cuja habituação será compreendida com essa ‘apetência’ por defeito para a circulação em modo elétrico.

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Mesmo com os dignos de registo 116 cv de potência num segmento B, o Yaris Cross está concebido para a racionalização do consumo antes das prestações. A Toyota aponta consumos de 4,5-5,0 l/100 km e emissões de CO2 de 101-113 g/km para o ‘full-hybrid’ 2WD com jantes de 16’’.

O conceito ‘grande-pequeno’ que preside à sua conceção de utilitário com rodas grandes e robusto desde logo a partir do design SUV concretiza-se em dimensões que só na distância entre eixos não excedem as do Yaris convencional. O Cross tem 4.172 mm de comprimento (+232); 1.765 mm de largura (+20); e 1.595 mm de altura (+90).

A distância em relação ao solo do modelo crossover sobe aos 160 mm (+25) e a capacidade da bagageira (com dois níveis) aumenta também para o mínimo de 401 litros (+115 litros) – com uma configuração de rebatimento dos bancos traseiros bancos 40:20.40. O conforto na fila traseira dependerá da lotação entre dois e três ocupantes com o espaço para a cabeça a superiorizar-se na proporção ao existente para as pernas.

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Sem reparos em relação aos materiais escolhidos para este segmento B nem em relação ao design – a apreciação é, pelo contrário, bem positiva – o Premier Edition experimentado oferece uma dimensão tecnológica ainda mais assinalável oferecendo a totalidade de recursos que estreiam a integração do smartphone sem fios com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto (com atualizações também ‘over-the-air’) no sistema Toyota Smart Connect com um ecrã de 9’’ de alta resolução.

No Yaris Cross Premier Edition, o condutor tem à sua frente um ecrã TFT de 7’’ e o ‘head-up display’ sendo assistido pelo Toyota Safety Sense com uma vasta gama de ajudas à condução: como são o sistema de pré-colisão com deteção de peões (diurna e noturna) de ciclistas (diurna); ou o aviso de saída de faixa de rodagem com assistência; ou o ‘cruise control’ adaptativo inteligente, por exemplo; bem como as luzes de máximos com controlo automático; ou o reconhecimento de sinais de trânsito.

O novo Toyota Yaris Cross ‘full-hybrid’ com o motor 1.5 Dynamic Force de 116 cv com transmissão automática chegou a Portugal com a seguinte tabela de preços consoante o nível de equipamento:

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Comfort – 23.990 euros (21.790 euros para o 1.5 VVT-I de 125 cv)

Comfort Plus – 25.390 euros (23.190 euros para o 1.5 VVT-I de 125 cv)

Exclusive – 27.090 euros (24.890 euros para o 1.5 VVT-I de 125 cv)

Square Collection – 28.390 euros

Luxury – 29.690 euros

Premiere Edition – 32.390 euros

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