Audi renova o Q2 que recebe novos conteúdos tecnológicos

  • Redação Autoportal
  • 1 set 2020, 15:47

Quatro ano após o seu lançamento o SUV compacto da Audi foi atualizado

A Audi apresentou agora o 'restyling' do seu SUV Q2, modelo que ganha novos argumentos para um segmento com forte concorrência, apostando em novos conteúdos tecnológicos e novos sistemas de assistência à condução.

O novo Q2 chega com 4,21 metros de comprimento, resultado dos redesenhados para-choques, mas mantém inalterada a largura, 1,79 , bem como a altura, 1,54.

Em matéria de design as alterações em relação ao modelo anterior são poucas e por isso é fácil perceber que a grelha Singleframe surge ligeiramente alterada, tal como os para-choques que foram redesenhados, com entradas de ar mais generosas e cinco novas cores de pintura para escolher, incluindo tons vivos de verde maçã, uma novidade na Audi, cinza Manhattan, azul Navarra, cinza Arrow e azul Turbo.

Os faróis continuam a exibir o formato da versão anterior e contam agora com a tecnologia LED de série. Já os faróis Matrix LED e os indicadores de mudança de direção dinâmicos são oferecidos nas versões superiores.

O SUV compacto da Audi conta ainda com uma suspensão desportiva, que reduz a distância ao solo em 10 milímetros, e uma suspensão adaptativa, bem como três novos conjuntos de jantes que variam de 16 a 19 polegadas.

A Audi revelou ainda que o equipamento de série do renovado Q2 é o mais completo de sempre, já que inclui jantes de liga leve de 16 polegadas, faróis LED bem como volante multifuncional em couro e assistente de manutenção da faixa de rodagem.

No interior, o design do painel do Q2 é herdado do modelo anterior, mas as saídas de ar surgem com um novo formato, assim como a alavanca da caixa de velocidades manual e ou da transmissão automática de dupla embreagem S tronic.

O painel de instrumentos está equipado com o Virtual Cockpit de 12,3 polegadas, exceção feita às versões de entrada, bem como um ecrã de infoentretenimento de 8,3 polegadas de série, que continua a ser controlado a partir do comando circular táctil do MMI, localizado na consola central, uma solução de muito sucesso, pois não o obriga a estar constantemente a tocar no ecrã.

O sistema de infoentretenimento introduz ainda os serviços conectados da Audi no Q2, incluindo informação de trânsito, bem como os serviços de emergência e de controlo remoto.

Desta forma o proprietário pode fechar as portas remotamente ou verificar o nível de combustível e autonomia, através de uma aplicação gratuita para smartphones.

O renovado Q2 conta ainda com novos sistemas de assistência à condução como o Audi pre sense front system que faz uso de um radar para analisar a área em redor do veículo de forma evitar acidentes ou diminuir a sua gravidade.

No que toca a motorizações, o renovado Q2 vai lançado com um bloco turbo a gasolina 1.5 TFSI, de 150 cv de potência e um binário de 250 Nm e dotado do sistema de corte seletivo de cilindros.

Este motor pode ser acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, ou em alternativa a uma caixa automática S tronic de sete relações.

Mais tarde vão estar disponíveis novas motorizações com os blocos TFSI e TDI, com variantes dotadas de tração integral quattro.

A Audi revelou ainda que as encomendas no mercado europeu do novo Q2 vão arrancar ainda neste mês de setembro e na Alemanha os preços do renovado SUV compacto vão arrancar nos 25.000 euros.

RELACIONADOS

Audi apresenta os novos S3 Sportback e Sedan com 310 cv

Novos Audi SQ7 e SQ8 ganham músculo com motor V8 TFSI

Audi revela o Q4 Sportback e-tron Concept: um SUV com autonomia até 500 km

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada