Novidades

Audi renova o Q5 que recebe reforço tecnológico

Modelo da marca germânica passa a contar com tecnologia 'mild-hybrid'
Texto

A Audi revelou esta segunda-feira o seu renovado Q5, que recebeu um ‘facelift' de forma a dotar este modelo de tecnologia híbrida.

Em linha com a estratégia da marca de Ingolstadt, o Q5 passa a estar dotado de um sistema ‘mild hybrid’ que cobina o motor de 2.0 litros turbodiesel de quatro cilindros, com 204 cv de potência e um binário de 400 Nm, associado a um sistema ‘mild-hybrid’ de 12V.

A transmissão de sete velocidades S tronic envia a potência para as quatro rodas através do sistema quattro da marca germânica.

Beneficiando do sistema ‘mild-hybrid’, o novo Q5 recupera energia durante as travagens e armazena a energia numa bateria íons de lítio.

De acordo com a marca este sistema permite poupar cerca de 0,3 l aos 100km, para uma média entre 5,3 e 5,4 l/100 km (ciclo WLTP), enquanto as emissões ficam entre as 139 e as 143 g/km.

Já em matéria de prestações, o renovado Audi Q5 acelera dos 0 aos 100 km/h em 7.6s e uma velocidade máxima de 222 km/h.

Contudo a renovação do SUV compacto da Audi não fica apenas pela nova motorização híbrida.

No exterior, destaque para uma nova grelha e novos para-choques que transmitem um ar mais musculado ao Q5, entradas de ar mais generosas, novas sais laterais, um novo difusor e jantes de 17 polegadas de série.

Destaque igualmente para a nova assinatura ótica na frente com faróis de Led, enquanto na traseira os farolins em OLed formado por seis conjuntos de luzes que podem ser personalizados em três assinatura distintas.

No interior a Audi aprimorou o Q5 com o novo sistema modular de infoentretenimento MIB 3, com um ecrã de 10,1 polegadas, que segundo a marca de Ingolstadt, tem 10 vezes mais capacidade de computação que o anterior sistema.

As funções de entretenimento estão agora literalmente na ponta dos dedos do motorista, através do ecrã tátil MMI Touch, que fornece feedback acústico para reconhecer comandos digitados manualmente e também pode processar uma vasta gama de instruções diárias fornecidas através da voz.

A Audi revelou ainda que em matéria de navegação, o Q5 passa a possibilitar o recurso a imagens recolhidas por satélite do Google Earth bem como integração do serviço Amazon Alexa.

Nota ainda para o tradicional comando rotativo instalado na consola central de comando do sistema de infoentretenimento que foi agora substituído por comandos de voz e gestos.

A longa distância entre eixos de 2,82 metros do renovado Q5 possibilita um maior espaço para bagagem acessível através da porta traseira elétrica, que é outro recurso de série em toda a gama.

A bagageira conta com 550 litros e pode alcançar os 550 litros com os bancos traseiros rebatidos.

A Audi já fez saber que o renovado Q5 vai chegar ao mercado no próximo outono e que terá um preço na Alemanha de 48.700 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias