Novidades

Nissan mostra o interior do novo Qashqai que ganha mais espaço e muita tecnologia

Terceira geração do Qashqai vai chegar ao mercado no próximo ano
Texto

A Nissan revelou novos detalhes da terceira geração do Qashqai que vai chegar ao mercado no próximo ano.

Depois de ter dado a conhecer, que o novo Qashqai vai contar com motores híbridos e muita tecnologia, a marca nipónica revelou que o interior do seu novo best-seller vai oferecer pormenores de estilo exclusivos combinados com avançadas tecnologias, incluindo ecrãs de alta definição, painel de instrumentos digital e carregamento sem fios para smartphones.

O ecrã NissanConnect de maior resolução apresenta um ecrã tátil de 9 polegadas e o painel de instrumentos pode ser, pela primeira vez, digital e conta com um ecrã de TFT de 12,3 polegadas que oferece múltiplas informações e uma escolha de disposições configuráveis para exibir dados sobre navegação, entretenimento, trânsito ou o próprio automóvel, tudo isto controlado a partir de um interruptor tátil no volante.

Uma textura de vidro esculpido tradicional 'Kiriko' é também acrescentada ao fundo digital do TFT, uma alusão ao ADN japonês da Nissan.

Para além disso, o novo Nissan Qashqai passa a contar com um head-up display de 10,8 polegadas, onde as principais informações de navegação, assistência ao condutor e de estrada são projetadas no para-brisas dentro da linha de visão do condutor, permitindo que este se mantenha concentrado na estrada, para maior segurança, conforto e confiança ao volante.

A Nissan revelou ainda, que o interior do novo Qashqai aposta em novos materiais para os bancos que permitem um habitáculo convidativo e de conforto acrescido. Um exemplo é o novo acabamento em pele artificial com um padrão tridimensional em diamante que demora 25 dias a produzir e mais de 60 minutos a bordar.

Acrescentando um toque de luxo, as versões topo de gama oferecem uma função de massagem nos bancos, com três modos de programa para cada um dos assentos dianteiros e cujas definições são convenientemente ajustadas através do sistema NissanConnect.

Já a nova iluminação ambiente branca é utilizada ao longo de todo o habitáculo, enquanto os botões e interruptores, ganharam uma nova ergonómica e estética.

A disposição da consola central foi otimizada através de uma colaboração entre os desenhadores e os engenheiros da Nissan, para maior ergonomia e usabilidade. De destacar um novo seletor de caixa de velocidades, mais pequeno para as versões automáticas.

Nas versões 4WD, o seletor do modo de condução foi estilizado com um anel mate cromado e um acabamento a negro, oferecendo aos condutores um portal tátil para os vários modos de condução.

Tendo por base a plataforma CMF-C, a terceira geração do Qashqai apresenta um aumento das dimensões interiores, permitindo assim que o espaço para os joelhos dos ocupantes traseiros apresente um aumento 28mm para os 608mm, com maior distância disponível entre o condutor e o passageiro dianteiro.

Já o  espaço dianteiro e traseiro para a cabeça cresceu em 15mm graças a um pequeno incremento das dimensões exteriores.

Para além disso a capacidade geral da bagageira foi aumentada em 74 litros em comparação com o modelo da geração anterior, beneficiando em parte à descida em 20 mm do piso de carga, como consequência do encaixe melhorado da suspensão traseira.

As funcionalidades populares do seu antecessor, como por exemplo os compartimentos de arrumação laterais ao longo das cavas das rodas e o sistema de placas de bagageira flexível permanecem, são transferidos e melhorados para o novo modelo, com placas redesenhadas, assim como um tapete resistente num dos lados e plástico de limpeza rápida no outro.

Para um carregamento mais simples em condições de fraca luminosidade, existe agora uma iluminação dupla na área da bagageira. Para além disso, foi também instalada uma tomada de 12v na traseira para a alimentação de dispositivos elétricos.

Com mais de três milhões de unidades vendidas na Europa, a nova geração do Qashqai vai ser apresentada na primavera de 2021.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos