Novidades

Novo Nissan Qashqai estreia motorização híbrida inovadora na Europa

Terceira geração do SUV urbano da Nissan vai ser apresentado na primavera
Texto
Nova geração do Nissan Qashqai
Nova geração do Nissan Qashqai

A Nissan revelou que a próxima geração do Qashqai, vai chegar equipada com tecnologia mild-hybrid, ePower Hybrid, que vai fazer a sua estreia na Europa.

O sistema e-POWER do novo Qashqai foi especialmente desenvolvido para o modelo de modo a satisfazer as rigorosas exigências dos condutores europeus, não só oferecendo um elevado nível de eficiência de combustível e emissões de CO2 reduzidas, mas também uma aceleração forte e reativa.

Ao contrário do que aconteceu no Japão, onde o novo sistema ePower Hybrid é utilizado com um motor de 1.2 litros, para o mercado europeu a Nissan escolheu o bloco de 1.5 litros a gasolina para receber a nova tecnologia.

Na Europa é utilizado um motor a gasolina de 1.5 litros, com uma potência final de 140kW (190 cv).

O elemento único do e-Power é o facto de o motor a gasolina ser utilizado apenas para gerar eletricidade, enquanto as rodas são exclusivamente acionadas pelo motor elétrico.

Tal permite que o motor a gasolina funcione sempre com autonomia ideal, resultando em eficiência de combustível superior e emissões de CO2 mais baixas em comparação com um motor de combustão interna tradicional.

A motorização e-Power do novo Qashqai possui três modos de condução: Standard, Sport e Eco. No modo Standard, o automóvel produz aceleração excelente e a regeneração é melhorada para simular a travagem do motor de um automóvel a gasolina convencional.

Já no modo Sport, o automóvel melhora ainda mais a resposta de aceleração com tempos de desativação do motor reduzidos, principalmente em cenários de condução desportiva.

Por seu lado no modo Eco, o automóvel entra em modo de poupança de combustível otimizando a gestão da bateria e permitindo que o condutor selecione um modelo de velocidade de cruzeiro para condução económica em autoestrada. Em todos os modos, é possível selecionar um modo B adicional que aumenta a recuperação de energia na travagem, permitindo abrandar o automóvel de forma mais eficiente sem utilizar o pedal do travão travagem.

A Nissan revelou ainda que novo Qashqai com e-Power não só acelera mais rapidamente do que os rivais híbridos, como também o faz com menor rotação do motor.

Para além do bloco 1.5 litros, equipado com a tecnologia ePower, o novo Qashqai vai chegar com o conhecido motor 1.3 litros DiG-T a gasolina com sistema mild-hybrid de 12 V.

Trata-se de uma tecnologia híbrida mais acessível que proporciona assistência ao binário, uma paragem ao 'ralenti' alargada, reinício rápido e desaceleração assistida, com melhorias na economia de combustível e nas emissões de CO2.

A Nissan revelou que o bloco que estreou no Qashqai em 2018, foi melhorado para a terceira geração do SUV da marca nipónica com 50 componentes recentemente concebidos e em total conformidade com a norma Euro 6-d.

Com mais de três milhões de unidades vendidas na Europa, a nova geração do Qashqai está na fase final dos testes, antes da sua apresentação que está prevista para a primavera de 2021.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos