Novidades

Peugeot renova o 3008 que chega com nova imagem e mais tecnologia

Novo modelo vai chegar ao mercado no final do ano
Texto

A Peugeot apresentou esta terça-feira o novo SUV 3008, que chega com um novo design, nova tecnologia e duas novas motorizações híbridas plug-in.

O líder do mercado de SUVs compactos, com mais de 800.000 veículos produzidos desde o seu lançamento em 2016, apresenta uma nova frente em que se destaca uma grelha de maiores dimensões sem moldura, que a reforça o estilo do novo 3008, e prolonga-se nas pequenas asas sob os faróis, ligando todos os elementos.

Para além disso os novos conjuntos óticos à frente, que o tornam mais moderno em que se destacam os conhecidos faróis LED com luzes diurnas orientados verticalmente que recordam um tigre de dentes de sabre, que é utilizado pela primeira vez neste modelo.

Por fim, o extremo do capot ostenta agora o monograma do modelo, à semelhança da restante gama Peugeot.

Para acentuar o caráter desportivo, foram integrados no novo para-choques conchas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção pintada, logo a partir do primeiro nível de acabamento.

Já a traseira apresenta novas luzes Full LED (incluindo a luz de marcha-atrás), exibindo as identificativas garras 3D para uma assinatura de luz mais incisiva. As luzes de mudança de direção são progressivas.

As óticas estão revestidas de um vidro transparente fumado, que permite ampliar a faixa preta para ambas as extremidades do automóvel, ampliando visualmente a traseira.

No interior do novo 3008 surgem as maiores atualizações com o SUV compacto da Peugeot a evoluir para um novo patamar de modernidade topo de gama,

Dessa forma o condutor conta com um novo painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, totalmente parametrizável e personalizável, possui uma lâmina digital com tecnologia “Normally Black”, para uma maior qualidade, permitindo uma melhor leitura com maiores contrastes.

O ecrã central tátil é de 10 polegadas, de alta definição, conta com um conjunto de sete teclas do tipo piano que garantem acesso direto e permanente a algumas das funções: rádio, climatização, navegação 3D conectada com controlo por voz, parâmetros do veículo, telefone, aplicações móveis e avisos de perigo. As versões híbridas plug-in têm uma tecla adicional específica, que permite o acesso ao menu das funções elétricas.

Ao nível da consola central, todas as motorizações térmicas equipadas com caixa de velocidades automática estão, a partir de agora, dotadas de série com um seletor de modo de condução, que permite ao condutor optar por três modos de condução: Normal, Sport e Eco.

Dependendo do nível de acabamento estão disponíveis estofos em várias cores de couro Nappa, forro de Alcântara, espelho retrovisor sem moldura entre outros detalhes que sublinham o elevado nível de qualidade do novo Peugeot 3008.

Em matéria de ajuda à condução e sistemas de segurança destaque para a nova geração do sistema de visão noturna (Night Vision) que permite a deteção de seres vivos (peões / animais) na frente do veículo à noite ou em zonas de visibilidade reduzida.

A capacidade do sistema garante a deteção entre 200 a 250 m, para além do alcance dos máximos, exibindo uma apresentação em infravermelhos ao centro do cluster digital, ou seja, no campo de visão do condutor,

Para além disso o controlo de velocidade adaptativo com Stop and Go (caixa automática EAT8), adiciona o rearranque automático do veículo se a paragem for inferior a 3 segundos. Caso contrário, um simples toque no pedal do acelerador ou no próprio volante ativará a função. A função está disponível a partir dos 0 km/h. Equipamento disponível no Pack Drive Assist Plus,

O novo 3008 conta ainda com ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem, travagem automática de emergência de última geração, reconhecimento alargado dos sinais de trânsito e em adição uma extensa lista de equipamentos de ajuda à condução e de conforto:

O renovado SUV compacto da marca francesa tem por base a plataforma EMP2 do Grupo PSA, que suporta tecnologia híbrida plug-in e por isso mantém a gama de motores e como novidades os dois blocos híbridos que foram introduzidos no início deste ano.

O Hybrid4 combina um motor PureTech de 200 cv (ou 147 kW) com dois motores elétricos, um na frente, de 110 cv (ou 81 kW) acoplado à caixa de velocidades automática e-EAT8, e o segundo posicionado sobre o trem traseiro, desenvolvendo 112 cv (ou 83 kW).

O modo 4WD, também disponível no modo Electric, permite uma motricidade melhorada sobre estradas ou terrenos difíceis. O resultado traduz-se numa melhor aderência, seja sobre pisos molhados, enlameados, com neve ou sinuosos, sendo a energia distribuída eletrónica e uniformemente pelas quatro rodas do veículo.

A versão de duas rodas motrizes HYBRID de 225 cv (ou 165 kW) associa um motor PureTech de 180 cv (ou 132 kW) a um motor elétrico de 110 cv (ou 80 kW), acoplado à caixa e-EAT8.

A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 13,2 kWh, podendo usar-se dois tipos de carregadores, que vão ao encontro de todas as utilizações e soluções de carregamento pretendidas pelo cliente, um carregador monofásico de 3,7 kW, de série, e outro de 7,4 kW, igualmente monofásico, opcional.

Para além das versões híbridas, o novo Peugeot 3008 está ainda disponível com o motor a gasolina de 3 cilindros de 1.2 litros, o PureTech 130 cv de potência associado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa automática de oito velocidades.

Já as versões a Diesel utilizam o conhecido bloco de 4 cilindros de 1.5 litros de cilindrada, BlueHDi 130 cv de potência com caixa manual de seis velocidades ou em alternativa uma caixa de oito relações

A Peugeot fez saber que o novo 3008 vai ser produzido em França, na Fábrica de Sochaux e que vai chegar ao mercado europeu no final de 2020.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias