Novidades

Seat renova o Ateca e dá-lhe variante Xperience mais off-road

SUV compacto da Seat recebe novo design e ganha argumentos tecnológicos e mecânicos
Texto

A Seat revelou o novo Ateca para 2020 revigorando o seu SUV compacto desde o design exterior à tecnologia interior e introduzindo a nova variante Xperience para um caráter mais off-road de um modelo renovado também na gama de motorizações.

Com mais de 300 mil unidades vendidas desde o lançamento em 2016, o renovado Ateca não só recebe a nova linguagem de design da Seat como cresce em largura (para 4.381 mm) fruto do novo desenho dos para-choques dianteiro e traseiro. A frente é também renovada na grelha e nos faróis ‘full LED’ – agora introduzidos atrás (com ‘piscas’ dinâmicos nas variantes FR e Xperience), onde também o desenho dos escapes é novo a o nome Ateca surge em grafia do estilo manuscrito.

A estreia da variante Xperience (que substitui a Xcellence) é a maior novidade nos vários ‘looks’ oferecidos pelo Ateca. A juntar à variante SE (e SE Technology), o SUV compacto ganha um seu ar mais desportivo com a FR (e FR Sport) e o seu caráter mais robusto com a Xperience (e Xperience Lux) – todas com os respetivos desenhos de jantes que vão das 17 às 19’’.

No interior totalmente digitalizado, os Ateca FR e Xperience trazem de série o cokpit digital Seat com ecrã de 10,25’’, enquanto o sistema de infoentretenimento atualizado em ecrãs que vão das 8,25 às 9,2’’ consoante a variante. O conforto do condutor passa também pelos novos bancos de ajuste elétrico por oito vias e com memória extensível aos retrovisores.

A tecnologia interior inclui os comandos por reconhecimento de voz, bem como o descarregamento de atualizações, assim como o sistema ‘Full Link’ para emparelhar o smartphone com as plataformas Apple CarPlay (sem fios) e Andriod Auto (por cabo) acessíveis também pelos botões no volante – para além do carregamento do telefone por indução, das quatro entradas USB divididas entre as duas secções de bancos e da conectividade com os serviços Seat em toga a gama.

Designando o Ateca como “um dos mais seguros e inteligentes SUV do mercado”, o modelo da Seat introduz um novo sistema ADAS de assistência à condução com funcionalidades como o regulador de velocidade adaptativo e preditivo (reconhecendo a sinalização), a travagem de emergência pré-colisão – com pré-tensão dos cintos de segurança e fecho das janelas – bem como o assistente lateral e de saída (na variante Xperience) para deteção de objetos e pessoas circundantes facilitando o estacionamento.

Este assistente controla o ambiente circundante através de avisos sonoros e visuais (que podem tornar-se travagem automática); avisos esses que são extensíveis aos níveis de alerta do condutor no geral do sistema alertando para períodos superiores a 15 segundos sem as mãos do volante e que podem também ganhar a forma de uma travagem não havendo resposta.

Com quatro programas de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) nas versões de tração dianteira e mais duas (Offroad e Neve) nas de quatro rodas motrizes, o novo Seat Ateca oferece na gama de motorizações renovadas e mais eficientes cinco opções a gasolina e quatro a diesel (com AdBlue)variando entre a caixa manual de 6 velocidades e a automática DSG e com uma versão da tração integral 4Drive para cada.

Motores a gasolina do novo Seat Ateca:

1.0 litros de 3 cilindros TSI com 110 cv, caixa manual;

1.5 litros de 3 cilindros TSI com 115 cv, caixa manual;

1.5 litros de 4 cilindros TSI com 150 cv, caixa manual;

1.5 litros de 4 cilindros TSI com 150 cv, caixa automática DSG;

2.0 litros de 4 cilindros TSI com 190 cv, caixa automática DSG e 4Drive.

Motores diesel do novo Seat Ateca:

2.0 litros de 4 cilindros TDI com 115 cv, caixa manual;

2.0 litros de 4 cilindros TDI com 150 cv, caixa manual;

2.0 litros de 4 cilindros TDI com 150 cv, caixa automática DSG;

2.0 litros de 4 cilindros TDI com 150 cv, caixa automática DSG e 4Drive.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal