O Skoda Enyaq iV chegou a Portugal apresentando-se com três versões que introduzem no mercado nacional o primeiro SUV 100% elétrico da marca checa. O primeiro modelo com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen fabricado fora da Alemanha oferece assim nesta estreia três níveis de potência, de autonomia e de preços.
Com o novo Enyaq iV, a Skoda pretende manter a tradição de veículos espaçosos (4.649 mm de comprimento; 1.879 mm de largura; e 1.616 mm de altura – com uma distância entre eixos de 2.765 mm) em que a aparência mais “eletrizante” inclui um novo design interior com novas seleções permitindo configurações “simples e rápidas”.
O lançamento do SUV elétrico da Skoda em Portugal faz-se com as versões de tração traseira Enyaq iV 50, Enyaq iV 60 e Enyaq iV 80, que correspondem a três níveis respetivos de potência do grupo motopropulsor: 109 kW (148 cv); 132 kW (180 cv); e 150 kW (204 cv) – com binários de 220 Nm para o mais modesto e 310 para os outros dois.
A velocidade máxima de todos é de 160 km/h com acelerações 0-100 km/h do menos para o mais de potente de 11.3s, 8.7s e 8.6s. As baterias de iões de lítio (colocadas no piso do veículo) oferecem, também assim, três níveis de capacidade – 55 kWh; 62 kWh; e 82 kWh – permitindo para os respetivos Enyaq 50, 60 e 80 as autonomias de 355 km, 413 km e 537 km.
Skoda Enyaq iV também terá uma versão Sportline |
---|
Os carregamentos do Skoda Enyaq iV podem ser feitos em casa com wall boxes com potências de 3,6 kW, 11 kW e 22 kW por corrente alternada como em postos de carregamento rápido por corrente contínua por potências até 125 kW.
Os carregamentos ou o controlo do ar condicionado remotos são alguns dos outros argumentos do Enyaq iV, bem como os 585 litros de capacidade da bagageira ou o ecrã central de 13’’ (o maior da Skoda).
Com seis programas de condução (Eco, Eco+, Conforto, Normal, Desportivo e Individual), os novos sistemas de assistência incluem o Travel Assist com mais funções, estacionamento remoto e telecomandado, bem como o Front Assist com proteção preventiva para peões e ciclistas, o Side Assist com Rear Traffic Alert (assistência lateral com alerta de tráfego traseiro), assistência para evitar colisões (Collision Avoidance Assist), assistência em curvas (Turn Assist) e alerta de saída (Exit Warning).
Entre as opções em destaque contam-se um head-up display estreando a realidade aumentada na Skoda e faróis Matrix full LED.
O novo SUV elétrico da Skoka é lançado em Portugal com os seguintes preços:
Enyaq 50 iV (55 kWh – 148 cv) – 35.813 euros
Enyaq 60 iV (62 kWh – 180 cv) – 39.840 euros
Enyaq 80 iV (82 kWh – 204 cv) – 46.440 euros
Mais tarde, a gama será reforçada com duas versões de tração integral. O Skoda Enyaq 80x iV terá uma potência de 195 kW (265 cv) e um binário de 425 Nm para uma aceleração 0-100 km/h em 6.9s. O Skoda RS iV com 225 kW (306 cv) de potência e 460 Nm de binário reduz esta aceleração para os 6.2s e aumenta a velocidade do modelo para os 180 km/h. Ambos oferecem uma autonomia de 460 km.