Dos 35 mil euros aos 537 km de autonomia: chegou o Skoda Enyaq iV

  • Redação Autoportal
  • 22 mai, 13:03

SUV elétrico da Skoda é lançado em portugal com três versões

O Skoda Enyaq iV chegou a Portugal apresentando-se com três versões que introduzem no mercado nacional o primeiro SUV 100% elétrico da marca checa. O primeiro modelo com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen fabricado fora da Alemanha oferece assim nesta estreia três níveis de potência, de autonomia e de preços.

Com o novo Enyaq iV, a Skoda pretende manter a tradição de veículos espaçosos (4.649 mm de comprimento; 1.879 mm de largura; e 1.616 mm de altura – com uma distância entre eixos de 2.765 mm) em que a aparência mais “eletrizante” inclui um novo design interior com novas seleções permitindo configurações “simples e rápidas”.

PUB

O lançamento do SUV elétrico da Skoda em Portugal faz-se com as versões de tração traseira Enyaq iV 50, Enyaq iV 60 e Enyaq iV 80, que correspondem a três níveis respetivos de potência do grupo motopropulsor: 109 kW (148 cv); 132 kW (180 cv); e 150 kW (204 cv) – com binários de 220 Nm para o mais modesto e 310 para os outros dois.

A velocidade máxima de todos é de 160 km/h com acelerações 0-100 km/h do menos para o mais de potente de 11.3s, 8.7s e 8.6s. As baterias de iões de lítio (colocadas no piso do veículo) oferecem, também assim, três níveis de capacidade – 55 kWh; 62 kWh; e 82 kWh – permitindo para os respetivos Enyaq 50, 60 e 80 as autonomias de 355 km, 413 km e 537 km.

PUB
Skoda Enyaq iV também terá uma versão Sportline

Os carregamentos do Skoda Enyaq iV podem ser feitos em casa com wall boxes com potências de 3,6 kW, 11 kW e 22 kW por corrente alternada como em postos de carregamento rápido por corrente contínua por potências até 125 kW.

PUB

Os carregamentos ou o controlo do ar condicionado remotos são alguns dos outros argumentos do Enyaq iV, bem como os 585 litros de capacidade da bagageira ou o ecrã central de 13’’ (o maior da Skoda).

Com seis programas de condução (Eco, Eco+, Conforto, Normal, Desportivo e Individual), os novos sistemas de assistência incluem o Travel Assist com mais funções, estacionamento remoto e telecomandado, bem como o Front Assist com proteção preventiva para peões e ciclistas, o Side Assist com Rear Traffic Alert (assistência lateral com alerta de tráfego traseiro), assistência para evitar colisões (Collision Avoidance Assist), assistência em curvas (Turn Assist) e alerta de saída (Exit Warning).

Entre as opções em destaque contam-se um head-up display estreando a realidade aumentada na Skoda e faróis Matrix full LED.

PUB

O novo SUV elétrico da Skoka é lançado em Portugal com os seguintes preços:

Enyaq 50 iV (55 kWh – 148 cv) – 35.813 euros

Enyaq 60 iV (62 kWh – 180 cv) – 39.840 euros

Enyaq 80 iV (82 kWh – 204 cv) – 46.440 euros

Mais tarde, a gama será reforçada com duas versões de tração integral. O Skoda Enyaq 80x iV terá uma potência de 195 kW (265 cv) e um binário de 425 Nm para uma aceleração 0-100 km/h em 6.9s. O Skoda RS iV com 225 kW (306 cv) de potência e 460 Nm de binário reduz esta aceleração para os 6.2s e aumenta a velocidade do modelo para os 180 km/h. Ambos oferecem uma autonomia de 460 km.

Continuar a ler

RELACIONADOS

A Skoda está a testar um novo equipamento com funcionalidades de visão futurista

Novo Skoda Fabia cresce no espaço e na eficiência dos motores

Skoda revela o novo Kodiaq que chega ao mercado em julho

Skoda Octavia passa a contar com versão Sportline

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS