Novidades

Híbrido, tração integral e sete lugares: Toyota Highlander chega à Europa

Este modelo coloca-se no topo da gama SUV da marca japonesa e virá depois do Yaris Cross
Texto

A Toyota anunciou a introdução no mercado europeu do Highlander, o seu SUV de sete lugares de tração integral recorrendo em exclusivo a uma motorização eletrificada com tecnologia híbrida.

Assente na plataforma global GA-K da fabricante japonesa, o Toyota Highlander Hybrid combina a dinâmica de um SUV ‘premium’ com a robustez de um todo-o-terreno em 4950 mm de comprimento.

Anunciando conforto para todos os sete ocupantes, o banco da segunda fila do Highlander apresenta uma calha deslizante de 180 mm que garante espaço na terceira fila para dois adultos, assim como, fácil acesso aos lugares traseiros.

A abertura elétrica da bagageira facilita o acesso aos 658 litros de capacidade, com um espaço adicional sob o piso. Ao rebater os bancos das segunda e terceira filas, a capacidade é elevada até 1.909 litros.

Dispondo da motorização eletrificada “Full-hybrid” de quarta geração da Toyota, o Highlander conta um motor a gasolina de 2,5 litros em ciclo de Atkinson e motores elétricos na dianteira e traseira.

Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de hidretos metálicos de níquel localizada sob a segunda fila de bancos sendo que o da traseira alimenta o sistema AWD-i (tração às quatro rodas inteligente).

A potência total do sistema é de 243 cv e as emissões de CO2 são de 152 g/km e 6,7 l/100km (em ciclo WLTP) – valores provisórios, ainda sem homologação.

Equipado com o Toyota Safety Sense, a segurança do Highlander inclui sistema de pré-colisão com assistência de emergência na direção, com deteção diurna e noturna de peões e deteção diurna de ciclistas, Cruise Control adaptativo, Assistência de condução inteligente, Alerta de saída de faixa, Luzes de máximos com controlo automático e Reconhecimento de sinais de trânsito (RSA).

O nível mais elevado de equipamento, designado Premium, inclui um ecrã tátil multimédia na consola central de 12,3’’, head-up display, Apple CarPlay e Android Auto, carregamento de smartphone sem fios, ventilação dos bancos dianteiros e um espelho retrovisor digital “smart view” que exibe a imagem de uma câmara traseira, sem a obstrução dos encostos de cabeça dos bancos ou outros ocupantes.

O SUV de sete lugares tem uma capacidade de reboque até duas toneladas e dispõe de jantes em liga leve de 18 ou 20’’. No interior, oferece vários compartimentos para arrumação e entradas USB para os passageiros das duas primeiras filas. Os quatro programas de – Eco, Normal, Sport e Trail – podem ser usados com o veículo em modo elétrico existindo ainda um botão para forçar o modo EV.

Colocando-se no topo da gama SUV da marca – acima do RAV4 (segmento D), do C-HR (segmento C) e do já anunciado Yaris Cross (segmento B), o Toyota Highlander Hybrid será vendido na Europa Ocidental pela primeira vez em 2021 com o lançamento previsto em Portugal durante o primeiro trimestre.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal