Renovado Hyundai Santa Fe vem eletrificado: saiba tudo (incluindo os preços)

  • Redação Autoportal
  • 8 abr, 13:56

SUV de maior dimensão da marca sul-coreana passa a oferecer três motorizações diferentes

A Hyundai apresentou o renovado Santa Fe que, além das novidades no design exterior e no equipamento, introduz na Europa as novas motorizações ‘Smartstream’ híbrida e híbrida plug-in e também Diesel.

A versão híbrida do novo Santa Fe (HEV) está equipada com o novo motor 1.6 T-GDi e um motor elétrico de 44.2 kW alimentado por uma bateria polímero de iões de lítio de 1.49 kWh combinando uma potência de 230 cv e um binário de 350 Nm de binário

PUB

O Santa Fe híbrido plug-in (PHEV) conjuga o 1.6 T-GDi com um motor elétrico de 66.9 kWe uma bateria de polímero de iões de lítio com 13,8kWh de capacidade tendo uma potência combinada de 265 cv e um binário de 350 Nm.

O novo motor Smartstream’ 1.6 T-GDi utiliza a tecnologia de regulação da duração de abertura e fecho da válvula de acordo com as condições de condução melhorando o desempenho e a eficiência quanto aos consumos e às e emissões.

A versão HEV será exclusiva com tração dianteira, enquanto a PHEV será exclusiva com tração integral, mas ambas terão a transmissão automática de 6 velocidades (6AT) recentemente desenvolvida pela marca.

PUB

O Hyundai Santa Fe PHEV de tração integral estreia um seletor de Modos de Terreno incluindo especificidades únicas para areia, neve e lama, bem como os programas de condução Eco (apenas tração dianteira), Sport (distribuição de 50% do binário para as rodas traseiras) e Comfort (35% do binário para as rodas traseiras) – e ainda o ‘Smart Driving’, que seleciona o programa mais adequado ao identificar automaticamente o estilo de condução.

PUB

O novo motor Diesel de 2,2 litros de 4 cilindros, com 202 cv de potência e 440 Nm de binário, de tração dianteira em exclusivo, é combinado com uma transmissão de dupla embraiagem de 8 velocidades (8DCT), com tecnologia ‘shift-by-wire’ oferecendo uma suavidade entre as relações semelhante a uma transmissão automática.

Com base na nova plataforma de terceira geração da Hyundai, o novo Santa Fetraz “melhorias significativas no desempenho, manuseamento, eficiência de combustível e segurança”: o fluxo de ar que circunda as rodas é melhorado; a força aerodinâmica sob o veículo foi reduzida; a estabilidade foi aprimorada pela posição rebaixada do equipamento pesado no interior da plataforma e pela descida do centro de gravidade.

PUB

O novo Hyundai Santa Fe é um veículo com uma configuração de sete lugares independentemente da motorização e consegue ganhar “mais espaço graças às modificações realizadas na plataforma”. O comprimento, a largura e altura aumentaram (para, respetivamente, 4.785 mm, 1.900 mm e 1.710 mm) e a distância entre eixos é de 2.765 mm.

No HEV, o conjunto de baterias está localizado debaixo do assento do passageiro e no PHEV está debaixo dos assentos do passageiro e do condutor. Sem haver impacto no habitáculo e no espaço da bagageira, os ocupantes da segunda fila de bancos ganham 3 cm de espaço para as pernas e o espaço de carga aumento (com os assentos da 3ª fila rebatidos) para os 571 litros – com segunda e terceira fila rebatidas, a capacidade total sobe para 782 litros.

PUB

Por fora, a renovação estética inclui a traseira com um novo desenho de luzes em destaque, mas apresenta as mudanças significativas à frente, com uma nova grelha e uma nova assinatura para a iluminação LED. Por dentro, a renovação tecnológica é mais numerosa, com um novo ‘cluster digital’ (de 12,3’’) e o ecrã AVN (10,25’’), servidos pela última geração do serviço de telemática Hyundai Bluelink e com ligação por fios às plataformas Apple CarPlay e Android Auto.

PUB

Nos equipamentos de segurança e assistência à condução destacam-se o sistema remoto de estacionamento automático (RSPA), que permite ao condutor mover o Santa Fe para a frente ou para trás usando a chave inteligente e sem estar dentro do veículo, bem como o sistema de prevenção de colisões durante o estacionamento à retaguarda (PCA), ou também a travagem automática de emergência a virar à esquerda em cruzamentos e o regulador de velocidade com base na navegação.

O novo Hyundai Santa Fe chega agora a Portugal com duas versões de equipamento sendo que o modelo plug-in só estará disponível em julho.

Tabela de preços:

Hyundai Santa Fe 2.2d 8DCT Vanguard 58.950 euros

Hyundai Santa Fe 2.2d 8DCT Vanguard + Luxury Pack: 60.450 euros

Hyundai Santa Fe 1.6 HEV Vanguard: 59.475,00 euros

Hyundai Santa Fe 1.6 HEV Vanguard + Luxury Pack: 60.725 euros

Hyundai Santa Fe 1.6 PHEV Vanguard: 64.900 euros

Hyundai Santa Fe 1.6 PHEV Vanguard + Luxury Pack: 66.150 euros

Continuar a ler

RELACIONADOS

Novo Hyundai Kauai N confirmado com motor de 280 cv

Hyundai Ioniq 5 já tem preço para período exclusivo de pré-venda

Hyundai estabelece parceria para criar o carro de corridas mais rápido do mundo

Hyundai faz luz sobre o futurista Staria que leva até 11 ocupantes

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS