Novo Jeep Grand Cherokee L: 7 lugares é só a primeira novidade

  • Redação Autoportal
  • 8 jan, 02:00

Versão com duas filas de bancos e eletrificada vem a seguir

A Jeep revelou o novo Grand Cherokee L e a quarta geração do grande SUV da marca norte-americana estreia a versão com três filas de bancos para um máximo de 7 lugares como uma das grandes novidades.

O novo Grand Cherokee L introduz também uma nova arquitetura combinando com a aerodinâmica a redução de peso (com utilização abundante de alumínio), ruído, vibração e aspereza e aliando a suspensão pneumática Quadra-Lift com amortecimento adaptativo eletrónico aos três sistemas 4x4 com gestão de tração Selec-Terrain e com diferencial traseiro eletrónico e autoblocante.

PUB

Os motores propostos são dois: o 3,6 litros V6 Pentastar com 290 cv de potência e 348 Nm, inteiramente em alumínio, com tecnologia Start&Stop de série; e o 5,7 litros V8 com 357 cv e 528 Nm de binário, com base do bloco em ferro fundido e cabeça dos cilindros em alumínio, com tecnologia de desativação dos cilindros (quatro) em acelerações leves ou a velocidades de cruzeiro em autoestrada.

Ambos os motores são acoplados à transmissão automática de oito velocidades TorqueFlite, que otimiza a economia de combustível e oferece mudanças precisas e suaves. Novidade para o Grand Cherokee L é a passagem inteligente para tração dianteira se o veículo detetar que as condições da estrada não requerem tração integral reduzindo o arrasto na transmissão e melhorando a economia de combustível.

PUB

O Grand Cherokee L apresenta capô maior, habitáculo mais comprido e com maior visibilidade e um tejadilho rebaixado. A frente é reformulada para um ar mais agressivo com novos faróis ultrafinos LED, a emblemática grelha de sete aberturas mais ampla acima da nova faixa frontal, também proporcionalmente mais larga.

PUB

Lateralmente, a linha de cintura é rebaixada sob a superfície envidraçada antecedendo cavas das rodas trapezoidais com pneus á face a carroçaria. O vidro traseiro ganha também amplitude sobre os novos faróis esguios num conjunto de iluminação LED que inclui as luzes de nevoeiro.

O interior mais espaçoso é rico nos materiais e oferece uma nova consola central com centro de comando novo unindo-se a um ecrã que vai até à 10,1’’, iluminação interior LED . O condutor em particular tem à sua disposição um ecrã de 10,25’’ no painel de instrumentos e um novo volante multifunções com patilhas de comando das velocidades.

O Jeep Grand Cherokee L apresenta-se nas versões de equipamento Laredo, Limited, Overland e Reserve introduzindo o novo pacote ‘premium’ Summit Reserve onde se incluem bancos estofados à mão com pele Palermo, madeira de nogueira encerada de poro aberto, o sistema de som McIntosh com 19 altifalantes de 960 Watts e as jantes de 21”.

PUB

Com uma distância aumentada entre eixos (3091 mm), o Grand Cherokke L reforça o espaço interior (com bancos deslizantes na segunda fila) e proporciona mais volume de carga quando rebatidos os bancos da terceira fila (para 1328 litros).

As tecnologias oferecem o sistema Uconnect mais avançado de sempre com atualizações sem fios, assim como as plataformas Apple CarPlay e Android Auto sem fios. Os conteúdos de segurança e proteção incluem sistemas de assistência ao condutor com condução manual autónoma de Nível 2 e câmaras de visão a 360 graus e de visão noturna, bem como para-brisas HUD (Head-up Display) e retrovisor digital (em estreia na Jeep).

PUB

Nos equipamentos de série ganham destaque: prevenção de colisão frontal a alta velocidade com travagem ativa e deteção de peões/ciclistas; deteção de veículos em aproximação posterior; cruise control daptativo com Start&Stop; gestão de faixa de rodagem ativa; alerta de transposição de faixa de rodagem com assistência à manutenção na faixa; assistência à travagem avançada; monitorização do ângulo morto; câmara de marcha atrás; sensores de assistência ao estacionamento traseiro com travagem; travão de estacionamento elétrico; monitorização de pressão dos pneus.

PUB

O Jeep Grand Cherokee L chega aos concessionários Jeep no segundo trimestre de 2021. Um segundo novo Jeep Grand Cherokee de duas filas de bancos e com versão eletrificada 4xe deverá estrear mais tarde em 2021.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Já pode construir o seu Jeep Wrangler Rubicon

Wrangler Rubicon 392 é o Jeep mais potente de sempre

Gladiator Top Dog Concept: o Jeep radical para os que gostam de aventura

Vídeo: Ronaldo dá a cara pela Jeep e o n.º 7 não podia faltar à história

Jeep Wrangler Rubicon Recon eleva capacidade 4x4 por 78 mil euros

COMPUTADOR DE BORDO

Desconfinamento: 10 Dicas para o seu carro

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

VEJA MAIS

MAIS LIDAS