Novidades

Volvo realiza o segundo melhor semestre de sempre em 2020

Marca sueca ultrapassou ano de pandemia com recuperação recorde nos últimos seis meses
Texto
Volvo XC40 Recharge P8 AWD
Volvo XC40 Recharge P8 AWD

A Volvo Cars apresentou nesta quinta-feira os resultados financeiros relativos a 2020 e se os números globais do ano que passou não podem ser dissociados da pandemia de covid-19 que o caracterizou, a recuperação conseguida nos últimos seis do ano passado contribuiu para a marca sueca realizar o seu segundo melhor semestre de sempre.

De julho a dezembro, as vendas mundiais da Volvo foram de 391.751 unidades (mais 7,4% relativamente ao período homólogo de 2019). A receita líquida do segundo semestre de 2020 foi de quase 15 mil milhões de euros e o lucro operacional foi de 940 milhões de euros (mais 4,9% e 8,2% relativamente ao ano anterior).

No global de 2020, a receita líquida foi de cerca de 26 mil milhões de euros e o lucro operacional de cerca de 840 milhões de euros, com a redução dos custos fixos, o cumprimento das metas europeias de CO2 (e a venda de créditos de emissões à Ford) e as vendas dos veículos eletrificados Recharge a aumentarem para mais do dobro (150 mil).

Na gama dos veículos da Volvo Cars, os SUV continuaram como responsáveis principais da recuperação com os modelos XC a representarem 71% das vendas contra 15% dos S e 14% dos V – num total de 660 mil carros comercializados, com o benefício de um movimento ‘online’ significativo.

Se na Europa, os modelos Recharge foram responsáveis por 30% das vendas em 2020 – com um valor de 53% em Portugal –, foi nos mercados chinês e dos Estados Unidos que a Volvo registou crescimento no ano passado – respetivamente com 7,5% e 1,8% contra uma queda de 15,5% no mercado europeu.

Face a 2021, a volvo Cars espera manter o crescimento de vendas e de receitas bem como a redução dos níveis de emissões de CO2 da sua gama automóvel mantendo a meta dos 40% por automóvel até 2025.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano