Novidades

Aí está o novo Mercedes-AMG GLC 63 S 4Matic+

O novo SUV da Mercedes é o recordista do circuito alemão de Nürburgring
Texto

O mais recente recordista do Nürburgring, o Mercedes GLC 63 S 4MATIC+, já está disponível em duas versões. A conhecida carroçaria convencional e na versão coupé.

Em termos de motorizações, o novo GLC 63 4MATIC+ dispõem de um bloco AMG V8 de 4.0 litros biturbo, que na versão base debita uma potência de 476 CV e binário 650 Nm, o que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,0 segundos e uma velocidade máxima limitada eletrónica a 250 km/h.

Já a versão S, que conta com o mesmo motor, debita 510 CV de potência e 700 Nm de binário o que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,8s e uma velocidade máxima de 280 km/h.

A impressionante dinâmica de condução é baseada, entre outros fatores, pela afinação da suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com ajuste adaptativo do amortecimento, o bloqueio do diferencial controlado eletronicamente, que agora é equipado de série em todas as versões, e os apoios dinâmicos do motor que estão incluídos no equipamento de série nos modelos S, podendo o condutor optar entre os modos de funcionamento Comfort, Sport e Sport+.

Em conformidade com a elevada potência dos motores de oito cilindros, os modelos também estão equipados com um sistema de travões de elevadas dimensões, constituídos por discos de travão compósitos perfurados e internamente ventilados, com pinças flutuantes de 6 êmbolos no eixo dianteiro e pinças flutuantes de 1 êmbolo no eixo traseiro.

Em matéria de design exterior, destaque para os redesenhados faróis LED High Performance que reforçam a presença com o visual das luzes diurnas em forma de chama. O para-choques largo com design em asa de aeronave, combinado com o repartidor dianteiro de grandes dimensões, destaca as características dinâmicas destes novos modelos.

Ao prescindir de uma grelha de malha fina, a tecnologia de arrefecimento torna-se notória – um atributo típico do mundo do desporto automóvel e um elemento adicional de diferenciação relativamente a outros modelos GLC. Os revestimentos mais largos dos guarda-lamas dianteiros e traseiros acentuam igualmente a aparência dinâmica.

As proteções das embaladeiras laterais conferem ao SUV e ao coupé a sensação de estarem bem assentes na estrada e transmitem uma aparência de maior comprimento do veículo. A traseira musculada é dominada pelo largo para-choques e pelo difusor. Os redesenhados farolins traseiros também asseguram uma assinatura de iluminação inconfundível – com elementos distintivos com iluminação nas extremidades. Já as duas duplas ponteiras de escape trapezoidais com revestimento cromado brilhante completam o sistema de escape.

O modelo S é visualmente caracterizado pelos exclusivos detalhes de design, que incluem as jantes de liga leve de 20 polegadas e 5 raios duplos, os painéis de proteção das embaladeiras e ainda o para-choques traseiro com aletas e lâmina no difusor.

No interior, destaque para o sistema de informação e entretenimento MBUX que ajuda numa utilização no dia-a-dia. Quer seja operado com o touchpad, com os botões táteis no volante, pelo controlo por voz ou controlo por gestos. Já o sistema de câmara 3D torna mais fáceis as operações de controlo para o condutor e para o passageiro dianteiro através da deteção de aproximação, apoio de iluminação e rápido acesso aos favoritos. Para esta finalidade, o sistema avalia os movimentos da mão no espaço entre o ecrã multimédia e o touchpad.

Na prática, significa que assim que a mão se aproxima do ecrã tátil ou do touchpad, o assistente de interior MBUX apresenta determinados elementos de controlo no ecrã multimédia de forma alargada ou destacada. Isto aplica-se aos menus do ecrã inicial, rádio/dispositivos externos, mapa de navegação, Active Parking Assist e regulação dos bancos.

O assistente distingue entre as interações do condutor e as do passageiro dianteiro e reconhece as posições e os movimentos das mãos. A zona de interação do assistente de interior MBUX corresponde desde a zona em frente ao ecrã multimédia até à consola central, incluindo o touchpad entre o banco do condutor e o banco do passageiro dianteiro.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente