Conheça os novos sistemas de assistência à condução do Seat Tarraco

  • Redação Autoportal
Seat Tarraco
Seat Tarraco

A Seat apresentou na semana passada o seu novo SUV, o Tarraco, que conta com um conjunto de novos sistemas de ajuda à condução que segundo Esteban Alcántara, engenheiro de Segurança Ativa da Seat, são bastante “úteis para evitar algumas das principais causas de acidentes ao volante” como as distrações ou o excesso de velocidade

Reação em 0,2 segundos: subviragem, sobreviragem ou travagens bruscas são algumas das situações que ativam o Pre-crash, o assistente de pré-colisão do Seat Tarraco. O veículo deteta automaticamente se está na eminência de ter um acidente, sendo capaz de reagir em 200 milissegundos. Em função da situação, aperta os cintos de segurança, ativa os sinais intermitentes, sobe os vidros e fecha o teto panorâmico, evitando assim que qualquer extremidade do corpo possa sair do habitáculo.

- Reduzir consequências: “Os sistemas de Segurança Ativa representam um papel cada vez mais importante na proteção tanto dos ocupantes como do veículo ou dos restantes utilizadores da via. Em alguns casos pode evitar acidentes e, inclusive, reduzir as suas consequências quando ocorrem”, garante Esteban. Um exemplo disso é o novo Rollover Assist integrado no Seat Tarraco e que se ativa na eventualidade de capotamento. Neste caso, o veículo realiza uma chamada de emergência, desliga o motor, desbloqueia as portas, liga os sinais intermitentes e muda a ventilação, entre outras funções.

- Sensores e unidades de comando sempre em alerta: a tecnologia eletrónica que está por trás dos sistemas de assistência representa “uma grande revolução” no desenvolvimento dos modelos. “As inovações em matéria de segurança avançam em passos gigantes, como comprova a integração dos sensores e unidades de comando ‘inteligentes’. Graças a eles, o automóvel é capaz de identificar possíveis causas de acidentes e reagir de forma a evitá-los. A forma de avisar o condutor é outra revolução: aos avisos luminosos, somam-se agora sinais acústicos, assistentes de voz, vibração no volante e até a correção da direção ou a travagem autónoma, tudo sem intervenção humana.

- Objetivo Zero Acidentes: segundo Esteban Alcántara, “o carro do futuro será a soma de muitos sistemas de assistência. O papel do atual condutor passará ao de mero ocupante do veículo, pelo que os sistemas de segurança deverão adaptar-se a esta situação e também ao habitáculo”. Os veículos estarão conectados entre si, contribuindo para o objetivo “zero acidentes no qual já estamos a trabalhar”.

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