Novidades

Desportivo, elétrico e mais sustentável, aí está o novo Volkswagen ID.4 GTX com 220 kW e 480 km de autonomia

Foi apresentado o novo SUV desportivo elétrico da Volkswagen, um sucessor ecológico dos míticos GTI com 299 cavalos
Texto

O mundo está a mudar e os consumidores parecem, em definitivo, estar dispostos a preocuparem-se com o futuro do planeta. Seja por isso, seja marketing de tendência, a verdade é que a Volkswagen há muito que faz o trabalho de casa bem feito e está apostada em vingar no mercado de veículos elétricos, tendo introduzido a gama ID.4, e agora realizado a apresentação do novo ID.4 GTX.

Com o motor de combustão arrumado em outra zona de produção, e para outro tipo de cliente, eis que aqui neste modelo de caráter SUV, mas desportivo quanto baste, estamos em presença de um modelo com dois motores elétricos. O primeiro atua sob o eixo dianteiro de forma assíncrona e está conectado a um motor traseiro síncrono, o que permite assegurar tração permanente.

A potência máxima do ID.4 GTX é de 220 kW (sensivelmente 299 cavalos) e a alimentação está a cargo de uma bateria com 77 kWh, montada em posição longitudinal, em altura reduzida ao solo para poder proporcionar um centro de gravidade mais reduzido, que assegura uma confortável autonomia de 480 km.

O ID.4 GTX consegue assim acelerar até aos 100 km/h em 6,2 segundos, enquanto a velocidade máxima fica limitada aos 180 km/h.

O Volkswagen ID.4 GTX é o primeiro a estrear a nova designação, que na verdade surge num alinhamento sucessório à sigla GTI, eternamente imortalizada, em particular no Golf (e ainda há poucas semanas mostramos aqui o GTI Clubsport).

Diferente do irmão ID.4 em pequenos mas importantes detalhes de design, em destaque, passa a ser a harmonização de elementos pintados à mesma cor da carroçaria e a iluminação exterior com faróis de Matrix LED (IQ Light) e LED adicionais nos para-choques dianteiros.

Para quem pretenda um caráter ainda mais desportivo, o SUV elétrico da Volkswagen poderá receber em opção um pacote Sport que lhe confere características extra desportivas como a altura ao solo reduzida em 15 milímetros, direção assistida progressiva e ainda suspensão adaptativa.

O novo SUV Volkswagen ID.4 GTX tem chegada prevista a Portugal no próximo verão, mas até ao fecho destas linhas não existia ainda indicação de preço.

Se é verdade que Voltswagen era apenas uma brincadeira de 1º de abril, agora com o ID.4 GTX, depois de conquistar a Europa e enfrentar a Tesla, a marca alemã tem mais uma arma para aumentar a sua performance comercial seja no mercado europeu seja no mercado americano.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente