Faz ideia de quantos Cayenne é que a Porsche já produziu em 18 anos?

  • Redação Autoportal
  • 10 dez 2020, 19:36
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim

Porsche Cayenne continua a ser uma referência entre os SUV

A Porsche revelou que o seu SUV Cayenee alcançou um novo marco histórico, com 1 milhão de unidades produzidas, deste modelo que continua a ser uma das principais referências da marca de Estugarda.

Apresentado em 2002 no Salão de Paris, o Porsche Cayenne, rapidamente assumiu um estatuto de veículo importante para o construtor germânico.

Apesar da polémica sobre o seu design, que não agradava na altura aos puristas da marca conhecidas pelos seus desportivos, o Cayenne acabou por conseguir resgatar a Porsche de uma crise financeira.

O SUV da Porsche nasceu com o objetivo de criar um veículo capaz de andar tanto no asfalto quanto na terra, sempre com performance desportiva, característica principal da marca de Estugarda.

A decisão final foi criar um veículo desportivo, com 5 lugares, mas com capacidade todo-o-terreno. E como a Porsche não queria avançar sozinha neste novo desafio, colaborou com a Volkswagen no desenvolvimento do projeto Colorado.

A decisão ousada de construir um SUV no final dos anos 1990, acabou por se revelar acertada, com o Porsche Cayenne a acabar por permitir a recuperação da empresa.

A gama do Cayenne cresceu bastante nos últimos 18 anos, já conta com três gerações, versões híbridas e em 2019 viu surgir uma versão coupé, fruto das tendências do mercado em matéria de veículos SUV.

Produzido na fábrica de Bratislava, na Eslováquia, o Porsche Cayenne chegou agora a 1 milhão de unidades produzidas, e o modelo que alcançou este marco histórico é uma versão GTS de cor Carmine Red, destinada a um cliente do mercado alemão.

RELACIONADOS

Porsche lança vendas online de usados certificados

Porsche e Siemens Energy avançam para a produção de combustíveis sintéticos

Porsche mostra carros que nunca tínhamos visto

Porsche aumenta a autonomia do Cayenne híbrido plug-in

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS