Ford Explorer a caminho da Europa é híbrido

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Explorer é o novo SUV da Ford para conquistar a Europa

O novo SUV Ford Explore vai chegar à Europa no final deste ano,  com uma versão exclusiva híbrida plug-in do SUV mais vendido de sempre nos EUA.

O novo Ford Explorer Plug-In Hybrid vai ser disponibilizados em duas variantes distintas, altamente equipadas, o desportivo Explorer ST-Line, com inspiração Ford Performance, e o luxuoso Explorer Platinum.

O Explorer vai contar com uma combinação do motor Ford EcoBoost V6 de 3,0 litros e 350 Cv de potência, a gasolina, com um motor eléctrico de 100 CV e um gerador, para disponibilizar 450 CV e 840 Nm de binário, juntamente com a capacidade de condução em modo puramente eléctrico.

 A bateria de iões de lítio de 13,1 kWh pode ser carregada utilizando uma ficha de carregamento localizada no lado esquerdo do pára-choques dianteiro, entre a porta e o guarda-lamas. Além disso, a bateria é automaticamente reabastecida em andamento usando a tecnologia de carregamento regenerativo, que capta a energia cinética normalmente perdida durante a travagem.

O motor eléctrico oferece ao Explorer a capacidade de condução puramente eléctrica com zero emissões, e os condutores podem escolher quando e como utilizar a energia da bateria utilizando os modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Quando a bateria atinge o seu nível de carga mais baixo, o Explorer reverte automaticamente para o modo EV Auto, complementando a propulsão do motor a gasolina com a assistência do motor eléctrico utilizando a energia regenerada, para obter consumos optimizados.

A tecnologia Ford de Tracção Integral Inteligente, montada de série, e a transmissão automática Ford de 10 velocidades, optimizam o desempenho em cenários de condução em cidade ou fora de estrada.

A experiência de condução requintada e inspiradora de confiança é reforçada com sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor, de série, incluindo Controlo de Velocidade Adaptativo com funções Stop-&-Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa.

Excepcionalmente espaçoso, luxuoso e focado no conforto, o interior oferece características avançadas, incluindo um ecrã táctil de 10,1 polegadas, montado em posição central vertical, e painel de instrumentos com um ecrã de 12,3 polegadas. As famílias podem desfrutar ao máximo das viagens graças à versatilidade do espaço de carga e da configuração dos bancos, bem como inovações favoráveis à família, tais como a facilidade de acesso e saída da terceira fila de bancos, utilizando apenas uma mão.

Com mais de 5 metros de comprimento, 2 metros de largura e quase 2 metros de altura, o novíssimo Explorer Plug-In Hybrid proporciona um interior luxuoso e espaçoso, com lotação até sete ocupantes em três filas de bancos.

A destacar no equipamento de série de todas versões: comando rotativo da caixa automática de 10 velocidades, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados e com ajuste eléctrico de 10 vias, bancos da segunda fila aquecidos, base de carregamento wireless para dispositivos compatíveis, volante aquecido, cortinas de sol retráteis na segunda fila de bancos e vidros escurecidos na segunda e terceira fila de bancos.

Já as versões Platinum adicionam ao equipamento de série um sistema de som B&O premium de 1000W com 14 colunas e no caso das versões ST-Line, o equipamento inclui um sistema de som B&O premium de 800W com 12 colunas.

A sexta geração do Ford Explorer foi apresentado aos clientes nos Estados Unidos no início deste ano e vai chegar ao mercado europeu no final do ano

Introduzido pela primeira vez em 1991, o Explorer marcou o início do rápido crescimento do segmento SUV nos E.U.A., fenómeno que é agora um imenso sucesso em todo o mundo.

VEJA TAMBÉM:

Explorer Plug-In Hybrid é o novo SUV da Ford
Veja mais