Guiámos o novo Peugeot 5008 que chega ao mercado em janeiro

  • Virgílio Machado
  • 15 dez 2020, 22:33

Novo SUV de sete lugares da marca francesa está pronto para chegar ao mercado nacional

A Peugeot apresentou à imprensa nacional o novo Peugeot 5008, um SUV de sete lugares, que com o 3008, são os modelos responsáveis pela posição de liderança que a marca francesa ocupa neste importante segmento do mercado nacional.

O novo 5008, surge com uma imagem distinta e um design de modernidade, dotado de uma nova grelha sem moldura que se prolonga nas pequenas asas sob os faróis, ligando todos os elementos.

Para além disso, o extremo do capô ostenta, agora, o monograma do modelo, à semelhança da restante gama marca francesa e para a acentuar o caráter dinâmico deste SUV, foram integradas no novo para-choques conchas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção pintada, logo a partir do primeiro nível de acabamento.

Já os faróis foram redesenhados e estão dotados da tecnologia LED desde o nível de entrada e acrescentam as DRL no formato de presas, com uma extremidade cromada.

Na traseira, os farolins adotam a tecnologia Full LED (incluindo a luz de marcha-atrás), exibindo as identificativas garras 3D para uma assinatura de luz mais incisiva e passam a ser cobertos por um painel escurecido que se prolonga por toda a tampa da mala.

Já nos níveis de acabamento GT e GT Pack, os faróis Full LED oferecem um visual ainda mais high-tech e distinto, beneficiando de uma extensão da assinatura de luz e à função de iluminação em curva (EVS) que otimiza a visibilidade até aos 90 km/h.

De destacar a substituição dos faróis de nevoeiro, pela função ‘Foggy Mode’, integrada nos projetores Full LED, que acende as luzes de médios com uma intensidade reduzida aquando da ativação das luzes de nevoeiro traseiras.

As óticas estão revestidas de um vidro transparente fumado, que permite ampliar a faixa preta para ambas as extremidades do automóvel, alargando visualmente a traseira.

O novo Peugeot 5008, chega com duas novas cores, ‘Azul Celebes e Castanho Metallic Copper equipado com jantes de alumínio diamantado de 19 polegadas “São Francisco” no nível GT Pack, incrementando o caráter exclusivo deste acabamento.

Para além disso o novo 5008, passa a igualmente a poder contar com o ‘Black Pack’, que permite dotar o SUV de sete lugares da Peugeot com vários detalhes da carroçaria pintados de preto brihante, como as barras do tejadilho, rebordo do para-choques traseiro, bases das portas, jantes, entre outros.

No interior, destaque para a mais recente evolução i-Cockpit, dotado de um ecrã tátil de infoentretenimento de 10 polegadas, onde se destacam os comandos físicos tipo piano para as funções essenciais, para além de um painel de instrumentos digital personalizável com 12,3 polegadas.

Ao nível da consola central, todas as motorizações dotadas de caixa de velocidades automática estão, a partir de agora, equipadas de série com um seletor de modo de condução que permite ao condutor optar entre Normal, Sport e Eco.

Em matéria de ajudas à condução, o novo 5008 conta de série com sistema de visão noturna (Night Vision) que permite a deteção de seres vivos (peões / animais) na frente do veículo à noite ou em zonas de visibilidade reduzida. A capacidade do sistema garante a deteção até 200 a 250 m, além do alcance dos máximos, exibindo uma apresentação em infravermelhos ao centro do painel de instrumentos, ou seja, no campo de visão do condutor.

Para além disso, dispõe de cruise control adaptativo com Stop and Go que combinado com o assistente de manutenção na faixa de rodagem permite oferecer uma condução semi-autónoma, bem como sistema de travagem de emergência e reconhecimento de sinais de trânsito.

O conforto é outra das apostas da Peugeot neste novo 5008, já que está dotado de três bancos independentes na segunda fila, idênticos, reguláveis em comprimento e em inclinação, para além de escamoteáveis.

Já a terceira fila conta com dois bancos independentes, escamoteáveis e removíveis, que podem ser facilmente arrumados no fundo da bagageira.

No que toca a motorizações, o renovado 5008 conta com o bloco 1.2 a gasolina de três cilindros turbo a Puretech de 130 cv potência com caixa manual de seis velocidades ou em opção uma caixa automática.

Já as versões a diesel vão dispõe do motor BlueHdi 1.5 de quatro cilindros com 130 cv de potência com caixa manual de seis relações ou automática de oito velocidades.

Para complementar a oferta Diesel, o 5008 conta ainda com um bloco 2.0 litros de quatro cilindros, BlueHdi de 180 cv de potência com caixa automática de oito velocidades.

Neste primeiro contacto com o novo Peugeot 5008, conduzimos a versão equipada com o bloco BlueHdi 1.5 de quatro cilindros com 130 cv de potência e uma caixa automática de oito velocidades.

Equipada com o nível de acabamento Allure Pack, esta versão ensaiada estava dotada de jantes de 18 polegadas, vidros laterais escurecidos, espelhos de cortesia iluminados, estofos em tecido e couro, regulação lombar do banco do condutor, para além de barras de tejadilho em alumínio.

Ao assumir os comandos do novo 5008, facilmente percebemos a razão de ser um dos SUV preferidos dos portugueses, a facilidade de encontrar a posição de condução, o conforto e o espaço interior, fazem deste modelo uma opção a ter em conta quando a família precisa de um veículo com espaço para os compromissos diários ou em tempo de férias, retirando partido de uma bagageira que mantém os 780 litros de capacidade da versão anterior.

O 5008 é um SUV que se mostra confortável de conduzir mesmo em estradas mais degradadas e sinuosas, mas é na autoestrada que tiramos partido do motor BlueHdi 1.5 de 130 cv, com as passagens de caixa a revelarem-se suaves e com uma boa resposta do acelerador sempre que solicitado, o que faz com que os consumos fiquem acima dos 5,5 litros aos 100km, anunciados pela marca.

É certo que este é um modelo pensado para a família, e por isso é sempre bom ter em conta que não estamos ao volante de um desportivo, mas a verdade é que a direção é bastante precisa e ajuda a momentos de maior dinâmica, quando o condutor está sozinho aos comandos do pequeno volante do novo 5008.

Quanto a preços, a Peugeot já fez saber que o novo SUV de sete lugares arranca nos 34.260 euros.

O novo Peugeot 5008, bem como o novo 3008, chegam ao mercado nacional já em janeiro de 2021.

RELACIONADOS

Novos Peugeot 3008 e 5008 chegam no fim do ano: saiba todos os preços

Peugeot apresenta o 5008 e o 3008 com duas versões híbridas

Peugeot 5008 recebe atualizações tecnológicas e de design

Peugeot renova o 3008 que chega com nova imagem e mais tecnologia

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS