Novidades

Jaguar apresenta o novo F-Pace SVR que chega mais rápido e luxuoso

SUV com 550 cv de potência surge com capacidade de aceleração aprimorada
Texto

A Jaguar revelou a nova versão do F-Pace SVR, que vai chegar em 2021, com um melhor desempenho que a versão anterior.

Dotado de um motor a gasolina V8 Supercharged de 5.0 litros, com 550 cv de potência e um binário de 700 Nm , mais 20 Nm, que a versão anterior. Para além disso este novo F-Pace SVR conta com uma transmissão automática de oito velocidades com conversor de binário, utilizado no Jaguar XE SV Project 8, e um sistema de tração integral ligado a um diferencial traseiro ativo controlado eletronicamente. 

Desta forma, a marca britânica  revelou que o novo F-Pace SVR acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,0 segundos, ou seja, três décimos de segundo mais rápido, do que o modelo anterior, alcançando uma velocidade máxima de 286km/h.

Os engenheiros da Jaguar SV procederam a algumas alterações de forma a melhorar a dinâmica e as prestações do novo F-Pace SVR, procedendo a alterações ao nível do software para fornecer uma resposta mais precisa do acelerador, tornaram a suspensão mais rígida, alteraram a direção hidráulica de forma a contar com uma resposta mais direta nas curvas.

Para além disso, o novo Jaguar F-Pace SVR está dotado de novos travões de disco com 395 mm na frente e 396 mm no eixo traseiro, que passam a contar com o novo sistema Integrated Power Booster que permite uma resposta mais desportiva do pedal de travão.

Esteticamente, o novo F-Pace SVR não traz muitas alterações, contudo na frente, o SUV da Jaguar apresenta faróis mais estreitos, para além de novas entradas de ar, de dimensão generosas, que a marca britânica diz terem sido concebidas para melhorar o arrefecimento dos travões e do motor V8.

Apesar das poucas mudanças estéticas, a Jaguar lembra que as alterações efetuadas permitem ao novo F-PAce SVR um desempenho aerodinâmico superior, incluindo 35% de redução de sustentação e arrasto de 0,37 Cd para 0,36 Cd.

Já no interior a Jaguar fez um conjunto de alterações face à anterior versão do SUV topo de gama, com o renovado F-Pace SVR a apresentar um novo painel de instrumentos de 12,3, um novo sistema de infoentretenimento Pivi Pro com um ecrã curvo de 11,4 polegadas e que inclui Software-Over-The-Air (SOTA), que permite atualizações.

O novo F-Pace SVR beneficia ainda de um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor, onde se inclui Clear Exit Monitor, que alerta os passageiros para a presença de um carro ou ciclista nas proximidades quando decidem sair do novo F-Pace, para além do Adaptive Cruise Control que mantém automaticamente uma distância definida para o veículo da frente.

Para além disso dispõe da nova câmara 3D Surround da Jaguar que oferece mais detalhes e uma opção de visualização em tempo real ao manobrar o veículo. 

Destaque ainda para os revestimentos aprimorados para aumentar o caráter dinâmico do renovado modelo, com destaque para as patilhas no volante, bem como o puno da caixa de velocidades que foram redesenhados, para além de inserções nos bancos desportivos e as portas em Alcântara.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal