Ford revela o novo Kuga híbrido

  • Redação Autoportal
Ford apresentou o novo Kuga híbrido

A Ford apresentou esta terça-feira a nova gama SUV Kuga, mais elegante e exclusiva, e revelando, em estreia, um novo design exterior de proporções premium que promete proporcionar mais espaço e conforto.

Como modelo Ford mais electrificado de sempre, o sofisticado Kuga Titanium, o desportivo Kuga ST‑Line e o luxuoso Kuga Vignale oferecem uma avançada gama de motorizações híbridas.

A vasta e abrangente gama inclui as variantes Kuga Plug-In Hybrid, Kuga EcoBlue Hybrid (mild-hybrid) e Kuga Hybrid (full-hybrid), juntamente com as versões diesel EcoBlue de 2,0 litros e 1,5 litros, e a motorização a gasolina EcoBoost de 1,5 litros, a que se junta ainda uma nova transmissão automática inteligente de oito velocidades.

Desta forma a primeira solução de motorização, Kuga Plug-In Hybrid combina um motor a gasolina de 2,5 litros e quatro cilindros, que funciona segundo o ciclo Atkinson, um motor eléctrico e um gerador, e uma bateria de iões de lítio de 14,4 kWh; o conjunto desenvolve uma potência máxima de 225 CV.

A bateria pode ser carregada utilizando uma ficha integrada no pára-choques dianteiro, sendo ainda possível obter a carga total em andamento, e de forma automática, recorrendo à tecnologia de carga regenerativa, que capta e energia cinética normalmente perdida durante as travagens. Está previsto um tempo de carga de cerca de 4 horas para carregar totalmente a bateria através de um ponto de electricidade externo de 230 V.

Já o Kuga EcoBlue Hybrid reforça os argumentos do motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros com 150 CV. Trata-se de  um micro-híbrido com um sistema de 48 vol e associado ao motor Diesel.

O Kuga Hybrid que vai chegar em 2020 utiliza um propulsor auto-suficiente (auto-carregamento) 100% híbrido, que permite uma condução puramente eléctrica, e combina um motor a gasolina de 2,5 litros de ciclo Atkinson, motor eléctrico, gerador, bateria de iões de lítio, e uma transmissão automática de distribuição de potência. O Kuga Hybrid estará disponível com tracção dianteira e tracção integral inteligente.

Esta nova gama do Kuga fica completa com os motores 1.5 EcoBoost, dois blocos tricilíndricos turbo a gasolina com 120 e 150cv, para além de um motor Diesel 2.0 EcoBlue – com depósito de AdBlue– de 190cv. 

O novo Kuga é o primeiro SUV desenvolvido com base na nova arquitectura global C2 da Ford. Face ao anterior modelo, esta arquitectura permite melhor aerodinâmica, melhores consumos e menor peso, com reduções até 90 kg em comparação com versões e propulsores equivalentes. Além disso, a nova arquitectura foi concebida para melhorar o comportamento em caso de colisão, oferecendo igualmente mais 10 por cento de rigidez torsional, o que incrementa a dinâmica de condução; também permite obter mais espaço nos modelos médios da Ford, sem descurar um design expressivo e dinâmico.

O novíssimo Kuga oferece características ainda mais intuitivas em termos de conforto e de tecnologias de assistência à condução, mantendo os clientes melhor conectados em viagem. O leque de sofisticadas tecnologias inclui um modem integrado FordPass Connect e uma base para carregamento wireless, bem como o sistema de infoentretenimento Ford SYNC 3 complementado por um ecrã táctil central de 8 polegadas.

O Sistema de Som B&O premium produz uma experiência áudio de elevada qualidade e um novo painel de instrumentos LCD de 12,3 polegadas de formato livre, uma estreia na indústria, com “cores reais” que é mais informativo e intuitivo, oferecendo uma leitura mais fácil.

As novas tecnologias Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa ajudam os utilizadores a lidar com as diversas situações de condução, do trânsito em pára-arranca às viagens em auto-estrada. Por seu lado, as tecnologias de iluminação preditiva e iluminação baseada nos sinais de trânsito ajudam os condutores a ver melhor na escuridão.

A tecnologia Head-up display (HUD) ajuda os condutores a manter os olhos na estrada, e sistema Assistente de Estacionamento Activo 2 permite estacionar de forma totalmente automática apenas com o pressionar de um botão.

O novíssimo Kuga é a terceira geração do SUV médio da Ford na Europa, desde o lançamento da primeira geração em 2008. Desde então, a Ford vendeu mais de um milhão de unidades do Kuga no mercado europeu.

O Kuga é o SUV Ford mais vendido na Europa e o terceiro modelo mais vendido da marca em toda a região, logo a seguir ao Fiesta e ao Focus. Em 2018, as vendas do Kuga alcançaram 153.800 unidades, contribuindo para um aumento superior a 19 por cento nas vendas de SUVs Ford.

 

Veja mais