Novos Audi SQ7 e SQ8 ganham músculo com motor V8 TFSI

  • Redação Autoportal
  • 15 jul 2020, 13:34

Mais potência e tecnologia disponível nos dois modelos SUV da marca germânica

A Audi revelou agora que os SUV SQ7 e SQ8 vão passar a contar com um novo motor V8 TFSI, como resposta à nova tendência de oferecer versões a gasolina no segmento dos SUV

O novo bloco substitui o TDI original de oito cilindros e permite que o SQ7 e o SQ8 passem a contar com mais ‘músculo’, já que o novo motor tem uma potência de 507 cv e um binário de 770 Nm, permitindo uma melhor dinâmica, com uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 4,1 segundos e de uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

O bloco V8 biturbo é um motor de alta tecnologia que conta com o sistema de desativação de cilindros da Audi, que permite desativar de forma temporária quatro cilindros de forma a reduzir o consumo de combustível.

Já os dois turbos contam com um sistema que otimiza a troca do fluxo de gases de forma a permitir uma resposta imediata mesmo em baixas velocidades e rotação do motor.

Os novos SQ7 e SQ8 transmitem a potência do novo motor 4.0 TFSI para a estrada através de uma transmissão tiptronic de oito velocidades e do sistema de tração integral permanente quattro.

Para alem disso, os dois modelos estão equipados de série com uma suspensão desportiva adaptativa e controlo de amortecimento, para além de direção às quatro rodas.

Este último sistema permite que as rodas do eixo traseiro possam girar até 5 graus na direção oposta às rodas do eixo dianteiro a baixa velocidade, permitindo assim melhorar a agilidade destes dois modelos em curva.

Já a velocidades acima dos 60 km/h, as rodas traseiras rodam ligeiramente na mesma direção que as rodas dianteiras, de forma a melhorar a estabilidade a alta velocidade.

O novo bloco disponível para o SQ7 e SQ8 permite ainda sete modos de condução: confort, auto, dynamic, efficiency, allroad, off-road e individual.

A nova suspensão que equipa o SQ7 e o SQ8 contam ainda com novo sistema antirrolamento da carroçaria, agora eletromecânico (eAWS), que permite aos passageiros usufruírem de um maior conforto, ao mesmo tempo que reduz o rolamento da carroçaria em curvas rápidas

O novo Audi SQ7 conta com jantes de 20 polegadas de série (com opção até 22 polegadas), enquanto o SQ8 está dotado de jantes de 21’’ de série (com opção por 22’’ e 23’’).

Os dois modelos contam com travões de disco de 400 mm na frente e pinças com o logótipo S.

A Audi revelou que os dois novos modelos vão chegar ao mercado no próximo outono com preços na Alemanha que arrancam nos 93.287 euros para o SQ7 e nos 101.085 euros para o SQ8.

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada