Renault Arkana chega à Europa e traz versão híbrida

  • Redação Autoportal
  • 23 set 2020, 11:35

Novo SUV da Renault vai contar com uma versão desportiva R.S.Line

O novo Renault Arkana, o original SUV coupé da marca francesa, vai chegar ao mercado europeu em 2021 e traz uma motorização híbrida.

A Renault fez saber que o novo modelo, inicialmente pensado para o mercado russo e sul-coreano, vai contar com uma variada e ampla oferta de versões híbridas: um híbrido E-Tech de 140 cv e duas variantes a gasolina (TCe 140 e TCe 160) que recorrem a um bloco de 1.3 litros turbo com quatro cilindros com uma caixa automática de dupla embraiagem EDC e um sistema micro-híbrido de 12V.

Esta tecnologia beneficia o sistema start/stop e permite a regeneração de energia durante as desacelerações. Para além disso assiste o motor de combustão durante as fases em que o consumo de combustível é maior, quando o 1.3 TCe arranca ou acelera.

A motorização híbrida é a mesma que está disponível no Clio E-Tech Hybrid, composta por um motor a gasolina de 1.6 e dois motores elétricos alimentados por uma bateria com 1,2 kWh de capacidade que resulta numa potência máxima combinada de 140 cv.

Em matéria de dimensões o novo Arkana conta com 4,568 mm de comprimento, 1,571 mm de altura e tem uma distância entre-eixos de 2,720 mm.

O novo modelo que complementa a oferta da Renault no segmento dos familiares compactos e que visa o segmento SUV, apresenta uma altura ao solo de 190 mm, com uma linha descendente do tejadilho e da traseira que criam um desenho ágil e elegante, que se estende aos vidros traseiros, reforçando a imagem dinâmica do Arkana.

Na frente, a grelha conta com símbolo da Renault posicionado no centro, e ladeado por um acabamento e elementos cromados, enquanto o para-choques dianteiro reforça o dinamismo das linhas.

Os faróis dianteiros, integralmente em LED, apresentam a assinatura em forma de C, tão característica dos modelos Renault.

Já na traseira os farolins apresentam o mesmo traço distintivo em forma de C, complementado por uma faixa iluminada que se estende ao longo de toda a largura da tampa da bagageira.

No interior destaca-se um painel de instrumentos digital a cores com 4.2”, 7” ou 10.2” (dependendo das versões), bem como um ecrã central de 7” ou de 9.3”.

A consola central oferece vários espaços de arrumação, incorporando um carregador sem fios para o smartphone, para além do travão de mão elétrico e automático, com função 'auto hold', que está disponível desde a versão base.

Nas versões E-Tech Hybrid, o novo Arkana pode oferecer um comando da caixa eletrónico (e-shifter), sem ligação mecânica, similar ao que podemos encontrar nas versões de topo do novo Captur e Espace.

Em matéria de espaço, o novo Arkana apresenta uma bagageira de 513 litros de capacidade (438 litros na versão E-Tech Hybrid).

Para além disso conta com um fundo amovível que pode ser colocado na zona inferior para aumentar a capacidade de carga, ou em posição elevada para o transporte de objetos ou bagagem mais pesada. Nesta configuração, o banco traseiro rebatível em 1/3 e 2/3 pode ser recolhido de modo a obter um piso totalmente plano.

A Renault revelou que o novo Arkana tem chegada prevista ao mercado para a primeira metade de 2021 e que vai contar igualmente com uma versão mais desportiva R.S.Line.

Já os preços do novo reforço da gama SUV da Renault vão ser revelado mais próximo da data de lançamento.

RELACIONADOS

Uber junta-se à Renault e à Nissan para eletrificar a sua oferta de veículos

Renault Espace renova-se e já sabemos os preços

Testámos o Renault Zoe Z.E. 50 R135: um citadino que dá para tudo

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS