O novo Renault Arkana, o original SUV coupé da marca francesa, vai chegar ao mercado europeu em 2021 e traz uma motorização híbrida.
A Renault fez saber que o novo modelo, inicialmente pensado para o mercado russo e sul-coreano, vai contar com uma variada e ampla oferta de versões híbridas: um híbrido E-Tech de 140 cv e duas variantes a gasolina (TCe 140 e TCe 160) que recorrem a um bloco de 1.3 litros turbo com quatro cilindros com uma caixa automática de dupla embraiagem EDC e um sistema micro-híbrido de 12V.
Esta tecnologia beneficia o sistema start/stop e permite a regeneração de energia durante as desacelerações. Para além disso assiste o motor de combustão durante as fases em que o consumo de combustível é maior, quando o 1.3 TCe arranca ou acelera.
A motorização híbrida é a mesma que está disponível no Clio E-Tech Hybrid, composta por um motor a gasolina de 1.6 e dois motores elétricos alimentados por uma bateria com 1,2 kWh de capacidade que resulta numa potência máxima combinada de 140 cv.
Em matéria de dimensões o novo Arkana conta com 4,568 mm de comprimento, 1,571 mm de altura e tem uma distância entre-eixos de 2,720 mm.
O novo modelo que complementa a oferta da Renault no segmento dos familiares compactos e que visa o segmento SUV, apresenta uma altura ao solo de 190 mm, com uma linha descendente do tejadilho e da traseira que criam um desenho ágil e elegante, que se estende aos vidros traseiros, reforçando a imagem dinâmica do Arkana.
Na frente, a grelha conta com símbolo da Renault posicionado no centro, e ladeado por um acabamento e elementos cromados, enquanto o para-choques dianteiro reforça o dinamismo das linhas.
Os faróis dianteiros, integralmente em LED, apresentam a assinatura em forma de C, tão característica dos modelos Renault.
Já na traseira os farolins apresentam o mesmo traço distintivo em forma de C, complementado por uma faixa iluminada que se estende ao longo de toda a largura da tampa da bagageira.
No interior destaca-se um painel de instrumentos digital a cores com 4.2”, 7” ou 10.2” (dependendo das versões), bem como um ecrã central de 7” ou de 9.3”.
A consola central oferece vários espaços de arrumação, incorporando um carregador sem fios para o smartphone, para além do travão de mão elétrico e automático, com função 'auto hold', que está disponível desde a versão base.
Nas versões E-Tech Hybrid, o novo Arkana pode oferecer um comando da caixa eletrónico (e-shifter), sem ligação mecânica, similar ao que podemos encontrar nas versões de topo do novo Captur e Espace.
Em matéria de espaço, o novo Arkana apresenta uma bagageira de 513 litros de capacidade (438 litros na versão E-Tech Hybrid).
Para além disso conta com um fundo amovível que pode ser colocado na zona inferior para aumentar a capacidade de carga, ou em posição elevada para o transporte de objetos ou bagagem mais pesada. Nesta configuração, o banco traseiro rebatível em 1/3 e 2/3 pode ser recolhido de modo a obter um piso totalmente plano.
A Renault revelou que o novo Arkana tem chegada prevista ao mercado para a primeira metade de 2021 e que vai contar igualmente com uma versão mais desportiva R.S.Line.
Já os preços do novo reforço da gama SUV da Renault vão ser revelado mais próximo da data de lançamento.