Um novo Land Cruiser é sempre um marco, a Toyota revelou a geração 2021

  • Redação Autoportal
  • 15 jun, 19:00

A Toyota apresentou o Land Cruiser com nova plataforma, motor e suspensão. Não parece prevista qualquer eletrificação desta série 300.

É um dos mais emblemáticos modelos da marca japonesa, e, todo o seu historial que remonta a 1951 (com o antecessor modelo BJ) obrigava a marca a preparar a nova geração com todos os cuidados.

10 milhões de unidades vendidas durante cerca de 7 décadas, comercialização em mais de 170 países e territórios é, de facto, um impressionante cartão de visita. E uma enorme responsabilidade para uma marca em qualquer fase de transição.

PUB

A nova geração do Toyota Land Cruiser, série 300, chega enquadrado na nova estratégia da marca em termos de plataforma (utiliza a nova GA-F que, em conjunto com outros elementos de “emagrecimento”, como por exemplo um novo tejadilho em alumínio, permite poupar 200 kg no peso total), mas curiosamente nada é anunciado no capítulo da eletrificação, já o V8 desaparece do catálogo...

Antes da dinâmica as primeiras impressões para a linguagem estética com uma evolução suave face ao anterior (há que manter o gosto “apurado” dos clientes ao longo de décadas) não sendo de imediato fácil detetar que é um modelo novo se não tivermos atentos.

PUB

A marca indica a presença de duas motorizações V6, um novo motor a gasolina 3,5 litros biturbo com 415 cavalos, que a Toyota assegura ser mais eficiente e ter superior dinâmica, e uma inteiramente nova também caixa automática de 10 velocidades. A outra opção será um motor 3,3 litros Diesel com 310 cavalos.

Onde o Land Cruiser sempre foi “um senhor” é naquilo que respeita às capacidades todo-o-terreno e esta versão estreia uma suspensão inteiramente nova denominada E-KDSS (sistema de suspensão dinâmica).

PUB

Disponível, claro, a tração integral permanente de série, bloqueio de diferencial, sistemas Multi-Terrain (permite a seleção de modos específicos desde automático até condições de neve) e um inovador monitor que mostra as imagens transmitidas por uma câmara inferior para visionar eventuais obstáculos por baixo da carroçaria.

O habitáculo mantém o ambiente de luxo que já caraterizava o modelo, mas agora com uma forte componente de elementos de infoentretenimento (monitor central de 12,3 polegadas em destaque).

PUB

O novo Toyota Land Cruiser tem o início da comercialização prevista para os mercados russo, asiáticos e médio oriente a partir do verão deste ano. Não há qualquer indicação de uma eventual chegada ao mercado nacional.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Toyota Corolla a hidrogénio participou nas 24 horas de Fuji no Japão

Toyota Mirai bate recorde mundial e cumpre mais de 1.000 km com um depósito de hidrogénio

Teste em estrada ao Toyota RAV4 híbrido Plug-in com 306cv de potência

Mazda, Suzuki, Toyota, Subaru e Daihatsu celebram acordo de desenvolvimento técnico

COMPUTADOR DE BORDO

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS