XC40 Recharge: o primeiro modelo elétrico da Volvo com 408 CV

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Volvo XC40 Recharge o SUV 100% elétrico
Nos próximos 5 anos a Volvo vai lançar um novo modelo 100% elétrico a cada ano

A Volvo apresentou agora o seu primeiro veículo totalmente elétrico. Trata-se do XC40 Recharge, com o qual a marca sueca inicia a linha de carros 100% elétricos.

A escolha do SUV compacto para a eletrificação total é uma forma da marca sueca responder à procura dos mercados europeus por este veículo, que vai contar igualmente com um novo sistema de infoentretenimento, baseado no Android Auto.

Este sistema está integrado no Volvo On Call, a plataforma de serviços digitais conectados da empresa sueca.

O novo XC40 Recharge conta com dois motores de 204 CV de potência cada, um em cada eixo, e disponibiliza um binário de 660 Nm.

Estes números permitem ao XC40 Recharge acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h, uma velocidade máxima que já tinha sido anunciada pela marca sueca para os seus novos modelos.

Este primeiro modelo 100 % elétrico da marca sueca, conta com as baterias instaladas no piso do veículo e permite uma autonomia de 400 km e podem ser carregadas num sistema de carregamento rápido até 80% da sua capacidade em 40 minutos.

A localização da bateria no solo da viatura permite à Volvo baixar o centro de gravidade deste modelo e melhorar a proteção em relação a capotamentos.

Em termos de sistemas de segurança ativa, o Volvo XC40 Recharge também apresenta novidades, já que é o primeiro modelo da marca equipado com a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que inclui software desenvolvido pela Zenuity, uma joint venture detida pela Volvo Cars e pela Veoneer.

Esta nova plataforma ADAS apresenta um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos. Devido à sua estrutura, poderá receber desenvolvimento adicional que servirá de base para a  introdução da tecnologia de condução autónoma.

Quanto ao design, o primeiro elétrico da Volvo surge praticamente igual ao seu XC40 que já conhecemos, com exepção feita à frente que surge fechada. 

A grelha frontal na cor da carroçaria cria um design distinto neste novo modelo uma vez que agora já não é necessária uma grelha com função de refrigeração. Esta nova grelha permite o armazenamento dos sensores do novo Sistema ADAS - Advanced Driver Assistance Systems.

Oito cores exteriores onde se inclui a nova opção Sage Green metallic, permitem uma vasta personalização do XC40 Recharge, sendo de série o teto em preto.  Este novo Volvo XC40 Recharge vai estar disponível com jantes de 19 e de 20 polegadas e vai chegar em 2020 a oito mercados europeus e a Portugal em 2021.

Nos próximos cinco anos, a Volvo Cars vai lançar um carro totalmente elétrico a cada ano, de forma a que em 2025, 50% das vendas globais da marca sejam veículos elétricos.

Para já em 2020 quando entrar na página de Internet da Volvo vai ter de responder se deseja um veículo elétrico. A partir dai vai receber informações para aceder à configuração do veículo e um leque de incentivos que visam encorajar à compra de um elétrico.

Desta forma a Volvo espera que no final do próximo ano, 20% das suas vendas totais, correspondam a modelos híbridos plug-in ou 100% elétricos.

Apesar de estarmos perante um objetivo ambicioso, a Volvo manifestou a intenção de se tornar uma empresa neutra, ambientalmente falando, até 2040, respeitando assim os acordos de Paris.

Atualmente o fabricante sueco já oferece uma versão hibrida por cada modelo da sua gama.

Volvo apresenta o seu primeiro modelo 100% elétrico
  • TEMAS:
  • Volvo

  • XC40 Recharge

  • Elétrico

Veja mais