Jaguar Land Rover revela novo ecrã tátil com tecnologia 'contactless'

  • Redação Autoportal
  • 23 jul 2020, 18:13
Tecnologia ‘contactless’ da Jaguar Land Rover
Tecnologia ‘contactless’ da Jaguar Land Rover

Nova tecnologia oferece o benefício de manter os olhos dos motoristas na estrada

A Jaguar Land Rover revelou agora que desenvolveu em parceria com a Universidade de Cambridge, um novo ecrã táctil dotado da tecnologia «contactless'.

A marca britânica anunciou que este novo ecrã vai permitir aos condutores manter a atenção na estrada e reduzir o toque no ecrã de infoentretenimento do automóvel evitando assim a propagação de bactérias e vírus

PUB

A tecnologia patenteada, conhecida como 'toque preditivo', usa inteligência artificial e sensores para prever as intenções do utilizador mediante a posição dos dedos, sem a necessidade de tocar no ecrã.

Os testes realizados permitiram concluir que a nova tecnologia reduz em 50% o tempo e esforço despendidos pelo condutor na interação com o ecrã táctil, sobretudo para a condução em fora de estrada, onde o mau estado provoca vibrações que dificultam a seleção do comando correto, aumento o risco de acidente.

A tecnologia usa inteligência artificial para determinar o item que o usuário pretende selecionar no ecrã no início da tarefa de apontar, acelerando a interação. Um rastreador de gestos usa sensores baseados na visão ou na frequência de rádio, cada vez mais comuns, para combinar informações contextuais, como perfil do usuário, design de interface e condições ambientais, com dados disponíveis de outros sensores, como um rastreador visual, para inferir a intenção do usuário em tempo real.

PUB

Lee Skrypchuk, especialista técnico da Jaguar Land Rover explicou que esta nova tecnologia pode igualmente ajudar a travar a propagação de bactérias e vírus.

PUB

”A medida que os países de todo o mundo terminam o período de confinamento, observámos que a maioria das transações comerciais de rotina se realizam através de ecrãs tácteis, desde a aquisição de bilhetes de comboio ou de cinema, a utilização de caixas multibanco, o processo de faturação em aeroportos e o processo de compra em supermercados até uma grande quantidade de aplicações industriais e de produção. A tecnologia táctil preditiva elimina desta forma a necessidade de tocar num ecrã interativo, o que reduz o risco de propagação de bactérias e vírus em diversas superfícies”.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Jaguar renova o I-Pace que chega com carregamentos mais rápidos

Modelos topo de gama SVR da Jaguar Land Rover vão ser eletrificados

Land Rover trabalha num novo Defender V8 de 500 cv

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS