Novidades

Jaguar Land Rover revela novo ecrã tátil com tecnologia 'contactless'

Nova tecnologia oferece o benefício de manter os olhos dos motoristas na estrada
Texto
Tecnologia ‘contactless’ da Jaguar Land Rover
Tecnologia ‘contactless’ da Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover revelou agora que desenvolveu em parceria com a Universidade de Cambridge, um novo ecrã táctil dotado da tecnologia «contactless'.

A marca britânica anunciou que este novo ecrã vai permitir aos condutores manter a atenção na estrada e reduzir o toque no ecrã de infoentretenimento do automóvel evitando assim a propagação de bactérias e vírus

A tecnologia patenteada, conhecida como 'toque preditivo', usa inteligência artificial e sensores para prever as intenções do utilizador mediante a posição dos dedos, sem a necessidade de tocar no ecrã.

Os testes realizados permitiram concluir que a nova tecnologia reduz em 50% o tempo e esforço despendidos pelo condutor na interação com o ecrã táctil, sobretudo para a condução em fora de estrada, onde o mau estado provoca vibrações que dificultam a seleção do comando correto, aumento o risco de acidente.

A tecnologia usa inteligência artificial para determinar o item que o usuário pretende selecionar no ecrã no início da tarefa de apontar, acelerando a interação. Um rastreador de gestos usa sensores baseados na visão ou na frequência de rádio, cada vez mais comuns, para combinar informações contextuais, como perfil do usuário, design de interface e condições ambientais, com dados disponíveis de outros sensores, como um rastreador visual, para inferir a intenção do usuário em tempo real.

Lee Skrypchuk, especialista técnico da Jaguar Land Rover explicou que esta nova tecnologia pode igualmente ajudar a travar a propagação de bactérias e vírus.

”A medida que os países de todo o mundo terminam o período de confinamento, observámos que a maioria das transações comerciais de rotina se realizam através de ecrãs tácteis, desde a aquisição de bilhetes de comboio ou de cinema, a utilização de caixas multibanco, o processo de faturação em aeroportos e o processo de compra em supermercados até uma grande quantidade de aplicações industriais e de produção. A tecnologia táctil preditiva elimina desta forma a necessidade de tocar num ecrã interativo, o que reduz o risco de propagação de bactérias e vírus em diversas superfícies”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”