Conheça o Car2X: o novo sistema de segurança do Volkswagen Golf

  • Redação Autoportal
Volkswagen Golf Car2X
Novo Golf vem equipado com sistema que permite utilizar as informações fornecidas por outros veículos

A oitava geração do Volkswagen Golf vem dotada de série com o novo sistema Car2X, que permite utilizar as informações fornecidas por outros veículos num raio até 800 metros.

Desta forma a utilização deste tecnologia permite conhecer antecipadamente os sinais e alertar para os riscos na estrada

O sistema Car2X faz uso da tecnologia ITS-G5, que permite aos veículos comunicarem entre eles, desde que equipados com este tecnologia e permitem que em caso de acidente ou de aparente risco para a segurança, a informação seja partilhada aos condutores.

A nova tecnologia Car2X foi colocada à prova pela Associação Automóvel Alemã (ADAC) que criou oito situações de perigo típicas para as quais o condutor não estava alertado. Nas oito situações, o veículo avisou alertou o condutor para os perigos na estrada com uma antecipação de 10 a 11 segundos, o que levou a ADAC a considerar que o Car2X é um passo importante para a segurança, comparável aos sistemas de ABS ou de airbags.

Nesta fase inicial de implementação da nova tecnologia, a Volkswagen fez saber que o Car2X está ativo a velocidades acima dos 80 km/h. Contudo a marca aponta para que no futuro, também seja possível melhorar a segurança na circulação nas cidades, já que através desta tecnologia a marca alemã acredita que seja possível o carro comunicar com os semáforos próximos e dessa forma existir o controlo do fluxo do tráfego.

Para já um veiculo equipado com Car2X pode transmitir ao condutor informações como um veículo avariado na estrada ou parado, acidente, engarrafamento, obras na estada ou aproximação de um veículo de emergência.

  • TEMAS:
  • Volkswagen

  • Golf

  • Car2X

Veja mais