Novo bZ4X chega no primeiro semestre de 2022 e estreia marca Beyond Zero

  • 30 ago, 10:56

SUV compacto da Toyota será produzido no Japão e será um modelo de baixo volume na Europa. A tração integral tem as mãos da Subaru.

A Toyota está empenhada em cumprir as metas de emissões de C02 definidas para o território da União Europeia até ao final desta década. Para além da forte aposta que tem feito em modelos híbridos (desde o primeiro Prius lançado no Japão em 1997) e modelos plug-in, o construtor japonês vai “alinhar na equipa” dos totalmente elétricos a partir do próximo semestre do próximo ano. A estreia vai dar-se com o SUV compacto bZ4X, apresentado como concept car no Salão Automóvel de Xangai, em abril deste ano.

Com o bZ4X, a Toyota vai lançar-se, não só, no mercado dos puros elétricos, mas também com uma nova marca que batizou de Beyond Zero (daí as letras bZ do primeiro modelo). A nova insígnia terá uma gama de sete modelos 100% elétricos, que deverão chegar ao mercado até 2025.

PUB

Numa fase inicial, o bZ4X será fabricado no Japão com base na nova plataforma e-TNGA e terá uma produção de baixo volume, no que ao mercado europeu diz respeito, conforme adiantou o CEO da Toyota Europe, Matthew Harrison, ao jornal Automotive News Europe. Tal deve-se ao facto do Toyota RAV4, nas versões híbrido e híbrido plug-in, continuar a ser o modelo no qual a Toyota aposta para cumprir as emissões na União Europeia, no decorrer dos próximos anos.

PUB

“Penso que é seguro dizer que ainda esperamos que o RAV4, nas duas versões híbridas, seja o modelo dominante neste segmento até 2025”, confessou Matthew Harrison, fazendo menção à data para a qual está prevista a próxima ronda de cortes nas emissões. De referir que o RAV4 ocupa o quinto lugar na tabela de vendas do segmento de SUV’s compactos na Europa, a qual é liderada pelo Volkswagen Tiguan, segundo dados da JATO Dynamics.

PUB
Conheça também o Subaru Solterra

O novo Beyond Zero bZ4X foi desenvolvido em conjunto com a Subaru, marca detida em 20% pela Toyota. Em concreto, a Subaru é a responsável pelo sistema de tração integral que tanta fama e sucesso lhe tem trazido. A própria já anunciou que irá lançar a sua versão do bZ4X nos próximos cinco anos.

Paralelamente ao tema bZ4X, Matthew Harrison adiantou ainda que a Toyota tem planos para intensificar a produção de veículos na Europa. “Temos uma estratégia para construirmos onde vendemos”, declarou o responsável do construtor nipónico.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Apesar da pandemia, Toyota regista recorde de lucros

Toyota vai produzir peças sobressalentes para o Land Cruiser da série 40

Batalha no hidrogénio: Hyundai bate Toyota como primeiro construtor Fuel Cell

Autocarros CaetanoBus zero emissões passam a ter também a marca Toyota

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS