Novidades

Toyota revela GR Supra GT4

A estreia mundial do novo protótipo desportivo da Toyota está marcada para o Salão de Genebra
Texto

A Toyota vai apresentar no Salão Automóvel de Genebra na próxima semana, o novo Concept GR Supra GT4. Trata-se de um estudo de design e engenharia que explora a forma como a recém-lançada quinta geração do mítico desportivo Supra pode ser desenvolvida como um carro de corridas na disciplina GT4 internacional, acessível e com custos moderados para pilotos privados e pequenas equipas, dentro da filosofia mundial da Toyota de apoiar o desporto automóvel para as massas.

O Toyota GR Supra tem qualidades essenciais que o tornam uma proposta atraente para as corridas de GT4, com o seu chassis perfeitamente equilibrado, habitáculo de dois lugares, carroçaria altamente rígida e leve, tração às rodas traseiras e um muito baixo centro de gravidade.

A combinação da reduzida distância entre-eixos com vias largas permite uma proporção ideal de 1,55 (Rácio dourado) para uma excelente estabilidade e agilidade, que são ativos valiosos numa disciplina da competição automóvel onde os regulamentos usam um cálculo de equilíbrio de desempenho (ajustando o peso de acordo com a potência do motor) para garantir corridas permanentemente equilibradas.

Este concept, desenvolvido pela Toyota Gazoo Racing, é instantaneamente reconhecível como um Supra e mantém a forma baixa e musculada do modelo de produção em série, mas com maior comprimento e inferior altura. Um difusor frontal e uma asa traseira especialmente desenhados surgem no Concept GR Supra GT4 para melhorar o fluxo de ar ao redor do chassis, reduzindo o arrasto e otimizando a força descendente. São ambos construídos em compósitos feitos de fibras naturais, como cânhamo e linho, substituindo a fibra de carbono tradicional, a fim de reduzir o impacto sobre o meio ambiente. As jantes de liga leve originais foram substituídas por jantes de competição OZ 11 x 18 polegadas de cinco furos.

A arquitetura MacPherson da suspensão dianteira e traseira multibraços é mantida, mas com a adição de molas, amortecedores e barras estabilizadoras de competição. A desaceleração de alta potência necessária para as corridas é fornecida pelos travões Brembo de elevado rendimento.

 

Sob o capot, o GR Supra GT4 Concept mantém o motor a gasolina de 3.0 litros com seis cilindros em linha com turbocompressor de rolagem dupla, acoplado a uma transmissão automática. O desempenho é aumentado com a ajuda de uma ECU e de cablagem de competição. Foram igualmente montados veios de transmissão e diferencial de autoblocante com especificações de competição.

 

O habitáculo minimalista recebeu barras de proteção de elevada rigidez, contendo ainda extintor de incêndio e banco de competição que cumprem as normas da FIA. O concept encontra-se igualmente equipado com um depósito de combustível específico para o automobilismo e um sistema de reabastecimento rápido.

 

A Toyota Gazoo Racing já fez saber que vai avaliar o interesse demonstrado pelos potenciais clientes no Supra GT4 Concept antes de decidir sobre o desenvolvimento futuro deste novo veículo.

 

VEJA TAMBÉM:

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”