Video: Seat utiliza tecnologia para comunicar com os semáforos

  • Redação Autoportal
Viatura Seat comunica com sinais de trânsito
Viatura Seat comunica com sinais de trânsito
Viaturas são informadas sobre os semáforos e o estado do trânsito sem necessidade de paineis

A Seat revelou o desenvolvimento de tecnologia para os seus automóveis que conseguiu conectar viaturas com semáforos e com o centro de controlo de tráfego para antecipar o estado do trânsito.

Este sistema permite ainda que informações sobre incidentes na estrada cheguem diretamente ao veículo sem a necessidade de painéis informativos. O automóvel e a infraestrutura são ligados através da ‘cloud’ (núvem que contém a informação da Direão Geral de Tráfego) mediante tecnologia celular com tempos de latência de 300 milissegundos.

No primeiro caso, quando um automóvel se aproxima do semáforo, o sistema calcula a distância e a velocidade da viatura aparecendo um alerta no ecrã a mostrar se o condutor vai encontrá-lo vermelho, verde ou amarelo. Mediante isto, o condutor pode controlar a velocidade com que vai lá chegar sendio que o sistema só funciona se a viatura estiver dentro do limite de velocidade.

No caso da conexão com a estrutura rodoviária, a ligação com a estrurura envolvente via ‘cloud’ permite obter no ecrã da viatura todas as informações sobre o estado do trânsito, o clima ou alertas sobre acidentes e manutenções nas estradas.

Este projeto da Seat é feito em colaboração com a Direção Geral de Tráfego, a Câmara Municipal de Barcelona e a ETRA (Electronic Trafic).

  • TEMAS:
  • Seat

  • Semaforos

  • Transito

Veja mais